Aqueles que convivem comigo sabem que há algum tempo eu tenho seguido uma alimentação funcional.
Meu primeiro contato com este tipo de alimentação foi em 2013, desde então passei a viver uma verdadeira ‘história de amor’ com ela e, de lá pra cá, minha alimentação mudou muito – para melhor, claro!
Para aqueles que ainda não sabem o que é uma alimentação funcional, é aquela em que os alimentos consumidos produzem, além das funções nutricionais básicas, também efeitos benéficos à saúde.
Como, por exemplo, a linhaça: Além de dar mais fibras ao alimento, ela também ajuda no combate a várias doenças: Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças autoimunes e inflamatórias. Sem contar que é uma grande aliada no combate à gordura localizada e perda de peso.
Embora alguns estudos mostrem que a alimentação funcional não cura, ficou comprovado que ela tem componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças.
Além disso, um dos benefícios desta alimentação é que eu não preciso me privar de nada (porque não é dieta) devo apenas fazer escolhas melhores em meu cardápio ou ainda posso deixar uma receita ainda mais rica de nutrientes.
É o caso deste bolo de cenoura. Sempre amei bolo de cenoura desde pequena. O que eu fiz foi deixar ele ainda mais cheio de vitaminas.
Vamos à receita?
Bolo de cenoura funcional
Ingredientes para a Massa:
3 cenouras
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de amaranto
3 ovos (orgânicos de preferência)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de linhaça dourada
1 xícara de óleo de girassol
1 1/2 xícaras de açúcar mascavo (ou demerara)
Modo de preparo
Bata as cenouras, o açúcar, o óleo, a linhaça e os ovos no liquidificador. Quando a mistura ficar homogênea, passe para uma tigela e acrescente a farinha de trigo, o amaranto e o fermento em pó. Termine de misturar e despeje em uma forma untada.
Asse por 30 minutos ou até que esteja cozido e dourado.
Cobertura:
3 colheres de sopa de cacau em pó
1/2 xícara de leite desnatado
1 colher de sopa de açúcar mascavo (ou demerara)
1 colher de sopa de óleo de coco
Basta misturar todos os ingredientes e levar ao fogo baixo até engrossar e despejar sobre o bolo assado.
Vale lembrar que a quantidade de cacau varia de acordo com o gosto da pessoa, se quiser mais fraco basta colocar menos.
Deixe uma resposta