» » Não alimente seu stress com comida

Não alimente seu stress com comida

Não alimente seu stress com comida

Quando estamos enfrentando problemas, seja no trabalho ou na vida pessoal, nossas emoções ficam como uma montanha russa. Uma hora estamos bem e logo em seguida ficamos abatidos.

E é durante essa ‘montanha russa’ que nossos hábitos alimentares podem sofrer alterações, pois o alimento pode servir como uma fonte de conforto, proporcionando uma falsa alegria durante um momento de stress.

Mas comer por compulsão ou ansiedade pode trazer inúmeras desvantagens: Problemas de saúde, de autoestima e até de produtividade.

Enquanto você se delicia com uma enorme barra de chocolate, naquele momento seu cérebro produz um sentimento de alívio, conforto e bem-estar. Isso acontece porque o stress aumenta os nossos níveis de cortisol e pode mascarar a fome, ou seja, você pensa que está com fome a todo momento.

E nesses momentos de ‘fome’ procuramos carboidratos, pois porque eles liberam serotonina – hormônio da felicidade – que produz um efeito quase imediato.

Mas basta se passarem 30 minutos (alguns demoram um pouco mais) para que os primeiros sentimentos de culpa apareçam e você fique ainda mais estressado. É aquela famosa sensação de “por que eu fui comer isso?” ou “por que fui estragar minha dieta?”.

Sabemos que há explicações psicológicas do porquê algumas pessoas recorrem à comida como um conforto, por isso é importante que você se conheça, se ame e comece se cuidar. Procure ajuda médica caso perceba que a situação está fugindo do controle.

Mas como ponto de partida, essas 4 dicas abaixo poderão ajudar a reduzir sua dependência da comida no momento de stress:

1 – Não se distraia

Muitas pessoas comem enquanto estão trabalhando, assistindo televisão ou até lendo e-mails. São os chamados ‘beliscos’. Mas com isso você fica distraído e come demais.

Por isso procure não comer nesses momentos, garantido assim que você apenas coma quando realmente estiver com fome e não por distração.

2 – Lanches saudáveis

Se sua mesa do escritório é repleta de doces e salgadinhos ou em casa você também vive cercado de alimentos gordurosos, é mais difícil resistir a eles na hora do stress, pois são os primeiros alimentos aos quais você recorrerá.

Por isso, procure ter mais opções saudáveis ao seu redor. Leve marmitas com frutas e lanches saudáveis para o trabalho. Quando bater aquele desespero de que você precisa comer, sua opção será algo que não lhe trará prejuízos para a saúde e nem arrependimento posteriores.

3 – Não pule refeições

Pessoas que vivem na correria costumam pular refeições. Seja porque não têm o costume de tomar café da manhã, ou porque estão sempre atrasados ou, ainda, porque preferem ficar um tempinho mais na cama.

E tem aqueles que adoram dizer que nunca conseguem almoçar porque estão sempre muito atarefados. O fato que pular refeições é prejudicial para a saúde e, também, pode contribuir para os ataques de fome compulsiva.

Se você tem uma agenda complicada, coloque lembretes e alarmes para que você se programe e faça as pausas das refeições.

Procure não se alimentar na mesa de trabalho, assim você relaxará mais e se desconectará dos problemas durante esse tempo.

Comer em frente ao computador olhando todas as pendências, e-mails para responder e ligações com os problemas para resolver fará com que você fique mais estressado e isso poderá contribuir para que você coma mais (ou pode até causar mal-estar).

Portanto, relaxe durante as refeições.

4 – Desenvolva mecanismos alternativos contra o stress

Em vez de se entupir de comida e aumentar seu mau-humor, procure desenvolver atividades que possam te ajudar a aliviar o stress. Pode ser uma caminhada, meditar, correr ou até um bate-papo com pessoas queridas.

O ambiente ao seu redor pode influenciar também, por isso, cerque-se de tudo o que você gosta, de coisas que lembrem de bons momentos, flores e até citações inspiradoras.

Essas pequenas atitudes podem ajudar a evitar que você recorra à comida ao primeiro sinal de stress.

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | [email protected]

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.