» » Jony Ive, da Apple, fala sobre sua paixão ‘fanática’ pelo design

Jony Ive, da Apple, fala sobre sua paixão ‘fanática’ pelo design

postado em: Entrevistas | 0
Jony Ive
Jony Ive: Perfeccionismo para criar design de produtos.

Conhecido pelos seus notáveis trabalhos de design na Apple, sendo o responsável pela criação de praticamente todos os produtos de grande sucesso da empresa (iMac, iPhone e iPad entre outros), o Sir Jonathan Ive (ou apenas Jony Ive) tem sido uma forte referência no mundo do design ao longo dos anos e é conhecido pelo seu perfeccionismo – marca registrada de quem estava ‘à altura’ para trabalhar com Steve Jobs.

Recentemente, Jony Ive revelou um pouco de sua mente de designer em uma entrevista, explicando sua abordagem ‘fanática’ pelo design, seja trabalhando em um novo iPhone, um Mac ou uma câmera Leica.

Ive colaborou com o designer industrial Marc Newson em um leilão de caridade para a campanha (RED) de Bono, vocalista do U2. A dupla personalizou mais de 40 objetos para o leilão beneficente na luta contra a aids, tuberculose e malária.

Em uma rara entrevista, Jony conversou com a revista Vanity Fair sobre o leilão, que ocorrerá no dia 23 de novembro em Nova Iorque.

Ive disse que ele e Newson são ambos “fanáticos em termos de se preocupar com coisas que as pessoas não percebem de imediato”.

É como decorar a parte de trás de uma gaveta“, ele explicou. “Ninguém vai ver isso, mas você faz mesmo assim. Produtos são uma forma de comunicação – eles demonstram o seu critério de valor, aquilo com o que você se preocupa“.

Todos nós vemos as mesmas coisas, os mesmos objetos, mas Marc e eu vemos o que está por trás deles“, disse Jony. “Raramente falamos sobre formas, nós falamos sobre processos e materiais e como eles funcionam“.

É como decorar a parte de trás de uma gaveta. Ninguém vai ver isso, mas você faz mesmo assim.
Durante a entrevista, Jony afirmou que a tecnologia mudou a forma como os designers trabalham, mas que isso não é necessariamente uma coisa boa. Tanto Ive, filho de um ourives inglês, quanto Newson, que cresceu na Austrália e estudou design de joias e escultura, foram criados para o valorizar o trabalho manual acima de tudo. É irônico que Ive, que teve inegável importância no surgimento da tecnologia digital, esteja infeliz, até meio irritado, com a forma como a tecnologia tem distanciado designers e artesãos.

Jony Ive e Steve Jobs
Jony Ive e Steve Jobs: Parceria criando produtos que mudaram o mundo.

Nós vivemos em uma época incomum na qual objetos são desenhados diretamente no computador“, disse. “As pessoas que estão se formando nas faculdades não sabem fazer algo por si próprias. É só pondo a mão na massa que você entende as características de um material e descobre como moldá-lo da melhor forma possível. Até que você tenha realmente sentido na mão um tipo de metal e produzido algo com ele, jamais entenderá isso“.

Mas o que realmente importa ao se criar alguma coisa é empregar o esforço necessário para produzir algo realmente fantástico. “A coisa mais importante é aquela com a qual você se importa de verdade, aquilo que te faz trabalhar dando o melhor de si“, disse Ive. “Não dá para explicar em um sentido físico, mas o cuidado na produção do iPhone é equivalente ao empregado na fabricação de relógios e outras coisas que são significativamente mais caras“.

Para ver a entrevista completa (em inglês), clique aqui.

E você? Curte design? Trabalha na área ou pretende trabalhar? Quais são suas fontes de inspiração e referência? Deixe seus comentários abaixo.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado. www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: