» » Yoga para crianças

Yoga para crianças

postado em: Artigos | 0

Yoga para crianças

A yoga está se tornando cada vez mais popular em razão dos benefícios que traz para a saúde. Só nos EUA existem mais de 1.7 milhões de crianças e adolescentes praticantes. Lá as escolas já estão oferecendo a prática da yoga em seus currículos, em razão dos benefícios que traz para crianças como redução do stress, melhora do humor e também como prática de uma atividade física.

A yoga para crianças é muito importante pois ajuda a desenvolver hábitos saudáveis, além de trabalhar força, equilíbrio e flexibilidade.

Vale lembrar que um dos maiores benefícios da yoga envolve a mente das crianças e dos adolescentes, pois o córtex pré-frontal (a área atrás da testa) é conhecido como o ‘CEO do cérebro’ por sua capacidade de planejar, organizar e também de controlar o humor.

O desenvolvimento do córtex pré-frontal confere a capacidade de se concentrar e pensar em vez de agir por impulso. Isso é muito bom tanto para a fase acadêmica quanto na fase adulta.

Exames de ressonância magnética mostraram que o primeiro crescimento da formação de sinapses no córtex pré-frontal ocorre quando a pessoa é um bebê; e o segundo crescimento ocorre por volta de 11 anos nas meninas e 12 anos nos meninos, um pouco antes da puberdade.

A yoga durante esse período pode ajudar os adolescentes a cultivar funções executivas e habilidades referentes à criatividade, flexibilidade, autocontrole e disciplina.

Os alunos que praticam yoga são capazes de reagir a situações difíceis tanto em sala de aula quanto fora dela.

Alguns astros do esporte, da música e do cinema, ao declararem que praticam yoga, têm ajudado na aceitação e procura por parte de adolescentes.

A prática de yoga ajuda crianças e adolescentes de várias maneiras.

Benefícios da Yoga para crianças

Melhorar a condição física

Os movimentos da yoga ajudam a melhorar e coordenar equilíbrio, força e flexibilidade.

Reduzir stress e ansiedade

Através da respiração, o aluno consegue regular sua resposta ao stress de uma forma calma e pensativa

Melhorar o foco e desempenho escolar

As crianças estão cada vez mais com déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de desenvolvimento muito comuns. Estudos descobriram que crianças com esses transtornos que praticaram yoga uma ou duas vezes por semana melhoraram seu comportamento e desempenho escolar.

Melhora o otimismo

Estudos vêm mostrando que a prática da yoga pode construir um senso de otimismo. Considerando que crianças e adolescentes estão olhando para o seu futuro, a prática do exercício pode construir um sentido de esperança para o futuro.

Melhora a autoestima e imagem corporal

A escola é o lugar em que muitas vezes os adolescentes lutam com problemas relacionados ao seu corpo. A yoga ajuda a criar uma aceitação do seu corpo.

Incentivar a criatividade

A yoga estimula a criatividade e a ludicidade, desenvolvendo não apenas flexibilidade física, mas a da mente também.

Desenvolver a disciplina e auto regulação

A yoga fornece aos adolescentes e crianças habilidades para enfrentar desafios e reduzir a impulsividade, aumentar a paciência e melhorar a capacidade de foco.

Veja aqui o link de escolas no Brasil que oferecem aulas de yoga para crianças

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo.
www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: