» » Veja por que é fundamental fazer reuniões na sua empresa

Veja por que é fundamental fazer reuniões na sua empresa

postado em: Artigos | 0

Acabe de uma vez com reuniões chatas e improdutivas seguindo essas 5 dicas.

Veja por que é fundamental fazer reuniões na sua empresa

A realização de reuniões diárias, mas de uma maneira que não é produtiva é ineficaz e até inútil. Mas uma boa reunião é fundamental para a empresa, já que ela é um importante meio de comunicação interna com sua equipe.

Em um mundo cada vez mais digital, as reuniões presenciais estão sendo extintas, dando lugar a conferências online (as famosas conference calls) ou mesmo e-mails. Isso ajuda a resolver questões menores de forma rápida, porém, esse tipo de reunião nem sempre funciona, já que muitas vezes uma pessoa que discorda de algo em um grupo pode ficar inibida em discordar ou expor suas ideias; ou em outros casos as pessoas nem prestam atenção e acabam ficando ali apenas para cumprir tabela.

A realização diária de reuniões online pode fazer com que sua equipe vá perdendo o comprometimento com a empresa.

O fato é que reuniões presenciais são fundamentais para o sucesso de uma empresa, já que lá devem ser solucionados problemas, estratégias definidas e meta estabelecidas.

As reuniões podem ser semanais, quinzenais ou até mensais, vai depender do que for melhor para a sua empresa, mas é importante que elas ocorram, pois podem dar um novo ânimo a toda a equipe. Se a sua equipe trabalha remotamente ou se não há um bom espaço para reuniões dentro da sua empresa, é possível alugar uma sala de reunião para esses encontros (veja aqui como fazer: www.locusbc.com.br/salas-de-reunioes) – fuja de cafés e padarias, pois esses ambientes causam distrações.

E para evitar desperdício de tempo, listamos algumas dicas para te ajudar a realizar uma reunião produtiva:

  • Sem eletrônicos: Os funcionários devem comparecer à reunião sem computadores, tablets ou smartphones, pois isso evita distrações com assuntos que não são pertinentes à pauta e aumenta a concentração no tema que está sendo discutido. Se surgir algum assunto urgente eles poderão deixar a sala de reunião para resolver o problema imediatamente, mas enquanto estiverem lá devem estar focados no que está sendo debatido ali.
  • Alimente o pessoal: Petiscos são sempre bem-vindos, deixa todos felizes e torna a reunião mais agradável. Pode ser pipoca, amendoim, bolachinhas, enfim, aquilo que for mais compatível com sua empresa e equipe.
  • Informe as atualizações da empresa: A reunião é bom momento para informar sobre novas parcerias, novos produtos, novas metas e também para apresentar novos membros à equipe.
  • Faça elogios: É um ótimo momento para elogiar a equipe ou os funcionários que vem fazendo um ótimo trabalho.
  • Deixe tempo para perguntas: Encoraje a sua equipe a fazer perguntas, isso aumenta a transparência e a confiança nos líderes. Ao convocar a reunião, deixe claro que todos deverão participar não apenas como ouvintes, mas com sugestões, ideias e críticas também.

Reunião regulares aumentarão a transparência da sua empresa, a criatividade dos seus funcionários e até mesmo suas vendas. Por isso, comece hoje mesmo a planejar sua próxima reunião com a equipe!

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: