» » Veja como transformar um dia ruim em um dia bom

Veja como transformar um dia ruim em um dia bom

postado em: Artigos | 0
Veja como transformar um dia ruim em um dia bom
Veja como transformar um dia ruim em um dia bom

Todos temos dias ruins. Algumas vezes o dia começa ruim logo cedo. É o café que você derrama na roupa na hora que estava saindo para o trabalho; ou o ônibus que sai bem na hora que você estava chegando no ponto; ou ainda aquela discussão logo cedo.

Enfim, faz parte da vida. Ninguém está imune a passar por esses dias. Mas a boa notícia é que você pode transformar um dia ruim em um ótimo dia!

Segundo o famoso escritor americano Shawn Achor, autor de O Jeito Harvard de Ser Feliz, “a felicidade é uma escolha”, ou seja, quando algo ruim acontecer, você precisa se concentrar nas coisas positivas que estão acontecendo, também.

Estudos mostram que uma atitude positiva torna você 31% mais produtivo, tem 40% mais probabilidade de receber uma promoção, tem 23% menos efeitos relacionados com a saúde de stress, e suas taxas de criatividade triplicam.

Sem contar que tristeza e mal humor são contagiosos, logo você estará cercado por pessoas nesse estado.

Por isso é tão importante ser mais positivo, não apenas para melhorar o seu dia, mas de todos aqueles que estão à sua volta e, assim, ter um ambiente mais sadio e harmônico.

Agora aprenda transformar um dia ruim em um dia bom:

Identifique o problema

É importante que, ao perceber que o mal humor está te rodeando, você se pergunte o porquê de estar irritado ou chateado. Com a identificação do seu motivo, haverá algo concreto para sua infelicidade e, logo, algo que possa ser combatido.

Tire um momento para ser grato

Uma das maneiras mais simples de ser positivo é pensar sobre o que você é grato na vida: seu trabalho, seus filhos, seu casamento. A gratidão pode ser um poderoso antídoto em um momento de stress ou mal humor.

Segundo Achor, “há estudos de neuroimagem que mostram que é quase impossível estar em um estado depressivo e agradecido ao mesmo tempo“.

Por isso, quando começar a se sentir negativo ou mal-humorado, tente se perguntar: Quais são as três coisas boas que estão acontecendo agora?

Se puder fale em voz alta ou, caso não consiga, vale escrever também. Isso ajudará a mudar sua perspectiva sobre um dia ruim. Claro, você até pode estar tendo um dia cheio de imprevistos, mas também podem ter acontecido outras coisas boas. E são nestas coisas que você deve focar.

Tome uma atitude

Outra maneira de parar com seu mal humor é tomar uma atitude. Vale mandar um e-mail para aquela pessoa que há tempos você tem vontade de falar/perguntar/discutir, um telefonema que está adiando ou até começar a fazer aquela dieta que há tempos está querendo. Substituir uma maçã por um chocolate poderá lhe trazer mais benefícios do que pensa.

Isso corre porque “seu cérebro registra uma vitória“, explica Achor. O efeito é ainda mais forte se a atitude que você tomar beneficiar alguém, como por exemplo enviar um e-mail elogiando ou agradecendo uma pessoa.

Mude sua rotina

Se você está se sentido péssimo e odeia tudo o que faz, então não adianta passar o dia inteiro reclamando. Mude sua rotina e faça coisas diferentes.

A mudança de cenário muitas vezes ajuda, pois envia um sinal para o cérebro que o clima atual não precisa ser sustentado. Dê uma volta de carro, faça um passeio ou apenas vá para um andar diferente do prédio onde trabalha. A chave é ir para um local físico diferente.

Aprenda com seus dias ruins para impedir os futuros

Quando você tem um dia ruim, é importante refletir sobre ele e não apenas esquecê-lo.

Ao entender o que deu errado, você poderá aprender quais são seus gatilhos mentais que desencadeiam seu mal humor ou negativismo.

Acima de tudo, preste atenção no porquê de seus dias serem tão ruins. Existe algo maior acontecendo que você precisa resolver? Existe alguma ação maior que você precisa tomar, como procurar uma terapia?

Veja se não precisa repensar sua vida e equilibrar sua vida pessoal e profissional.

O importante é que você não se acostume com a infelicidade, e comece a mudar AGORA!

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: