» » Sonhar é bom, mas realizar é muito melhor

Sonhar é bom, mas realizar é muito melhor

postado em: Artigos | 0

Tire seus projetos da gaveta e comece a executarJá reparou que adoramos falar das nossas qualidades e, constantemente, ressaltá-las? Mas quantas vezes você se deparou com essa pergunta em uma entrevista de emprego: “Pode dizer seus três principais defeitos”? Silêncio total.

A primeira premissa pra quem pensa em sair da zona de conforto é descobrir seus defeitos e procurar tratá-los. Falando de mim, em relação ao mundo corporativo e empreendedor, tenho um defeito que é fatal.

Imagine que você é uma pessoa muito criativa, duas mil ideias por segundo, etc. Aí está o problema, com tanta ideia ao mesmo tempo ninguém consegue colocar nenhuma em prática e dificilmente vai conseguir emplacar um projeto, seja ele um grande projeto de vida ou mesmo um pequeno projeto simples.

Há pouco tempo descobri uma tática matadora pra tirar projetos da gaveta e, o melhor, é mais simples do que se imagina. A tática é: Faça! Você deve estar pensando “esse cara é maluco”. É isso mesmo, faça! É simples assim.

Eu adorava pegar papel e caneta ou abrir o Bloco de Notas no micro e detalhar minha ideia. Escrevia o objetivo do projeto, que público queria atingir, divisões do projeto, quantas pessoas precisaria pra executar cada parte do projeto e aí, quando eu estava satisfeito, salvava o arquivo e muitas vezes durante o detalhamento do projeto eu já tinha outra ideia. Resultado: Novo arquivo do Bloco de Notas e vamos lá detalhar outro projeto.

Parece até que tenho um talento pra gerenciamento de projetos, já que detalhar o projeto é comigo mesmo, percebeu? Mas jamais passou pela minha cabeça ter como projeto de vida ser um GP com PMI, PMBOK e todos os ‘PMs’ que você imaginar.

Na verdade, escrever e detalhar os projetos não tem nada de errado, pelo contrário, aí está uma boa base para o seu plano de negócios. O problema é tirar ele do papel, aí está a atitude que eu não tinha e, certamente, muitos de vocês se encontram na mesma situação.

Para tirar seus projetos do papel, a tática é: Faça! Simples assim.
Quem não sonha jogar tudo para o alto, largar o emprego e realizar um projeto que é um sonho? Cada pessoa tem um perfil diferente, algumas são verdadeiros ‘kamikazes’, outros mais conservadores – eu, por exemplo, sou do tipo conservador, não me atiro no que não sei o resultado.

Nesta presente data estou na mesma situação que muitos dos nossos leitores, tirei um projeto da gaveta e já implementei, mas continuo trabalhando em uma empresa que não é minha.

Bom, aí você me pergunta: Por que você está escrevendo tudo isso se você ainda não jogou tudo pro alto? A resposta é simples, não existe uma fórmula mágica pra jogar tudo e ir atrás de um sonho, ou você é ‘kamikaze’ ou é conservador. Como disse anteriormente, sou conservador. Dou preferência por construir uma base mais sólida antes de pular de cabeça.

Meu projeto está implementado e aos poucos tomando corpo, a hora certa vai chegar, assim como pra você que vai tirar ou já tirou seu projeto da gaveta.

À medida que for escrevendo quero mostrar a evolução do meu projeto e, também, acompanhar a evolução do seu projeto.

No próximo post falarei um pouco do meu projeto e o porquê de tê-lo escolhido.

Até a próxima!

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Ed Gomes:

Graduado em Desenvolvimento Web, atua como Analista de Marketing Digital no Grupo Benetron. Fundador do Portal Super Cães, é viciado em tudo relacionado aos cães, marketing digital e search engine optimization. www.supercaes.com.br

Últimos Posts de

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: