» » Receita: Bolo de cenoura funcional

Receita: Bolo de cenoura funcional

postado em: Artigos | 0

icone-saudavelAqueles que convivem comigo sabem que há algum tempo eu tenho seguido uma alimentação funcional.

Meu primeiro contato com este tipo de alimentação foi em 2013, desde então passei a viver uma verdadeira ‘história de amor’ com ela e, de lá pra cá, minha alimentação mudou muito – para melhor, claro!

Para aqueles que ainda não sabem o que é uma alimentação funcional, é aquela em que os alimentos consumidos produzem, além das funções nutricionais básicas, também efeitos benéficos à saúde.

Como, por exemplo, a linhaça: Além de dar mais fibras ao alimento, ela também ajuda no combate a várias doenças: Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças autoimunes e inflamatórias. Sem contar que é uma grande aliada no combate à gordura localizada e perda de peso.

Embora alguns estudos mostrem que a alimentação funcional não cura, ficou comprovado que ela tem componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças.

Além disso, um dos benefícios desta alimentação é que eu não preciso me privar de nada (porque não é dieta) devo apenas fazer escolhas melhores em meu cardápio ou ainda posso deixar uma receita ainda mais rica de nutrientes.

É o caso deste bolo de cenoura. Sempre amei bolo de cenoura desde pequena. O que eu fiz foi deixar ele ainda mais cheio de vitaminas.

Vamos à receita?

Bolo de cenoura funcional

Bolo de cenoura funcionalIngredientes para a Massa:

3 cenouras

2 xícaras de farinha de trigo integral

1 xícara de amaranto

3 ovos (orgânicos de preferência)

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (sopa) de linhaça dourada

1 xícara de óleo de girassol

1 1/2 xícaras de açúcar mascavo (ou demerara)

Modo de preparo

Bata as cenouras, o açúcar, o óleo, a linhaça e os ovos no liquidificador. Quando a mistura ficar homogênea, passe para uma tigela e acrescente a farinha de trigo, o amaranto e o fermento em pó. Termine de misturar e despeje em uma forma untada.

Asse por 30 minutos ou até que esteja cozido e dourado.

Cobertura:

3 colheres de sopa de cacau em pó

1/2 xícara de leite desnatado

1 colher de sopa de açúcar mascavo (ou demerara)

1 colher de sopa de óleo de coco

Basta misturar todos os ingredientes e levar ao fogo baixo até engrossar e despejar sobre o bolo assado.

Vale lembrar que a quantidade de cacau varia de acordo com o gosto da pessoa, se quiser mais fraco basta colocar menos.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: