» » Precisando de inspiração? Conheça nove formas de encontrá-la.

Precisando de inspiração? Conheça nove formas de encontrá-la.

postado em: Artigos | 0

Precisando de inspiração?Algumas pessoas amam rotinas. Elas acordam felizes sempre no mesmo horário, fazem sempre as mesmas coisas, comem sempre as mesmas comidas e trabalham no mesmo emprego, dia após dia. É confortável para elas e não precisam de grandes inspirações para realizar suas tarefas.

Já outras pessoas preferem a variedade. As novidades. Os desafios. Levantar e fazer as coisas acontecerem. Começar um projeto e sentir aquela sensação de realização quando ele termina. E para pessoas assim, inspiração e criatividade são o combustível que as movem. Mas e quando a inspiração desaparece? O que acontece quando as ideias somem?

Você conhece a sensação. Todo mundo já enfrentou esses momentos em que parece que você está preso em areia movediça: quanto mais você tenta lutar, mais ela te puxa pra baixo.

É um problema para todos os que precisam pensar para sobreviver. Gerentes, executivos, empreendedores, líderes, publicitários, engenheiros, programadores – todos os trabalhadores do conhecimento precisam de inspiração para inovar, ter ideias revolucionárias, resolver problemas complexos, tomar decisões difíceis e exceder seus limites.

Você precisa sempre encontrar coisas que lhe inspiram, novas formas de fazer sua criatividade fluir, não importa o que aconteça. Por isso, reuni aqui algumas dicas fornecidas por Steve Tobak, consultor e estrategista corporativo nos EUA. As dicas dele funcionarão para você? Quem sabe? Mas uma coisa é certa: Elas nunca funcionarão se você não testar.

Nove dicas para conseguir mais inspiração

  1. Converse. Claro, há momentos em que as ideias simplesmente surgem. Acontece comigo o tempo todo, seja quando estou quase dormindo ou no chuveiro. Mas quando o cérebro se recusa a funcionar, um pouco de brainstorm pode fornecer a faísca necessária para seguir em frente. Para muitas pessoas, as melhores ideias surgem quando estão participando de animados debates ou conversas inspiradoras.
  2. Use drogas. Não, não aquele tipo de drogas. Estou falando de cafeína. É um fantástico estimulante. Sempre que precisar pensar e refletir sobre algo, uma xícara de café é indispensável. E quando precisar de uma grande ideia, mas estiver tenso, uma taça de vinho à noite ajuda a relaxar a mente para as ideias fluírem. Claro, isso pode não funcionar para todos.
  3. Desconecte-se. Se você busca inspiração, a última coisa que deve fazer é olhar seu Facebook, e-mail ou qualquer coisa online. Isso é um poço sem fundo de distração. O mesmo vale para videogames, compras ou comer por stress. Isso porque são coisas viciantes, prazerosas, mas que mantêm você longe de concluir suas tarefas.
  4. Saia para caminhar. Este é meu favorito (e o que melhor funciona para mim). Dizem que fazer uma coisa repetitiva alivia sua mente. Eu não sei se caminhar se encaixa nessa descrição, mas, por alguma razão, simplesmente sair e andar pelas ruas ou em um parque me inunda de ideias. Se tiver a oportunidade, faça uma reunião durante uma caminhada – ei, Steve Jobs fazia isso!
  5. Comece um projeto de longa duração. Inicie um novo projeto, algo que você nunca fez antes e que não tenha nada a ver com trabalho. Pode ser construir uma casinha para seu cachorro, pintar a casa, montar um aeromodelo – você decide. Durante esse período, verá que sua produtividade no trabalho também aumentará.
  6. Coloque o sangue pra ferver. Mexa os músculos: Corra, faça rafting, lute tae-kwon-do, escale uma montanha. Dedique-se a algo que realmente faça você se sentir no topo do mundo! Depois que superar a dor (ou se acostumar com ela) dos exercícios, você sentirá sua mente renovada e verá como os pensamentos ficam mais claros e objetivos.
  7. Contemple a natureza. Belas paisagens, montanhas, flores, majestosas araucárias centenárias, formações rochosas, animais – tudo nascido na natureza – tem o poder de fazer você se integrar e sentir-se vivo e maravilhado. Sempre que puder, fuja do cinza da sua cidade e passe alguns momentos contemplando o verde e a natureza. Apenas observe e deixe sua mente viajar.
  8. Pratique a serenidade mental. Não, isso não tem nada a ver com baboseiras new age. É ciência, e é real. A meditação direcionada pode te ajudar a aprender a viver o presente, lidar com o stress e ganhar perspectiva. É uma grande forma de destravar a mente. Experimente!
  9. Brinque com seus filhos. Se você tem filhos pequenos, não existe nada mais inspirador do que ver o mundo através dos olhos das crianças. Se não tiver filhos, brinque com seu cachorro ou gato. Eles vão amar a atenção e, quer saber? Você também.

Acima de tudo, conheça a si mesmo e seja bom com você mesmo. Se fizer isso, você nunca precisará viver se segurando nem será seu próprio inimigo. Tudo o que precisa fazer é descobrir a melhor forma de mudar sua rotina.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado. www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: