» » Música no trabalho: Bom ou ruim?

Música no trabalho: Bom ou ruim?

postado em: Artigos | 1

Música no trabalhoÉ sexta-feira! Que tal já entrar no clima do final de semana ouvindo música para alegrar o seu dia no trabalho?

Ouvir sua música favorita pode melhorar o humor e aumentar a sua animação antes mesmo de chegar no trabalho. Por isso, coloque a banda favorita pra tocar e vá escutando no caminho até o trabalho para começar o dia mais animado.

Já no trabalho, o uso de fones de ouvido pode fazer mais do que apenas bloquear o seu chefe chato ou as piadas sem graça de seus colegas, pode tornar o seu dia ainda mais produtivo.

Um estudo realizado pela Dra. Teresa Lesiuk, da Universidade de Miami, descobriu que as pessoas que ouvem música no trabalho terminam as tarefas mais rápido e também são as pessoas que costumam ter as melhores ideias.

Lesiuk acredita que os resultados estão relacionados à liberação de dopamina, que melhora o humor de quem trabalha ouvindo música.

Mas não são todos os estilos de músicas que ajudam a realizar tarefas de modo mais produtivo. Segundo a pesquisa do site norte-americano Sonos Wireless Hi-Fi System, existe um estilo de música diferente para cada tipo de trabalho.

O estudo analisou os níveis de produtividade de acordo com a profissão e estilo de música que os profissionais escutavam durante a execução de suas respectivas tarefas.

Confira quais são os estilos indicados para o seu trabalho:

Construção, carpintaria ou mecânica

Para estas profissões o ideal é ouvir rock clássico, hard rock, heavy metal ou ramificações do metal. Estes estilos passam a sensação de motivação necessária para terminar o dia. Mas tente fazer isso em um volume alto o suficiente para que o ruído das ferramentas seja bloqueado. Não escute música clássica, barroca, ou ambiental.

Esportes ou cargos de liderança

Estas profissões precisam de músicas que levantem o humor, o ânimo do ambiente de trabalho, por isso o indicado é punk, punk-rock, rap, hip-hop ou rock’ n roll.

Comércio em geral

Trabalhar com vários tipos de pessoas faz com que você possa ouvir o estilo de música que quiser, assim poderá agradar a todos. Você pode ouvir todos os tipos de rock clássico, alternativo. Country, eletrônica, techno, pop, jazz, reggae.

Táxi ou outro tipo de transporte

O recomendável é ouvir música clássica, jazz, pop. Recomenda-se também utilizar um volume que não se sobreponha ao som do ambiente, da cidade e dos outros carros. Não é bom escutar estilos como metal e punk, porque eles podem gerar estresse.

Trabalhos que envolvam criatividade (artistas, escritores ou músicos)

Escute música barroca e clássica de qualquer época, em geral, jazz, smooth jazz e música ambiente. A pesquisa sugere que esses estilos musicais ajudam a aumentar a concentração e a capacidade de foco das pessoas.

Agora é a sua vez! Qual a sua profissão e que estilo de música você gosta de ouvir enquanto está trabalhando? Deixe seu comentário!

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Uma resposta

  1. Alemão
    | Responder

    Aqui no departamento de marketing rola de tudo, mas o principal é o rock’n roll… o melhor estilo e presente em quase todas as propostas de trabalho citadas na matéria! Parabéns pelo post, Aline! Fantástico.. e sem música, não tem trabalho… rsrs…

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: