» » 5 passos infalíveis para acabar com a baixa autoestima

5 passos infalíveis para acabar com a baixa autoestima

postado em: Artigos | 0

icone-mulherPor incrível que pareça, mesmo nesses tempos de grandes conquistas das mulheres, tenho notado que a baixa autoestima entre elas está se tornando cada vez mais comum. Isso torna difícil alcançar os objetivos ou sonhos na vida.

Leitura recomendada: TPM no trabalho: Como lidar?

E quando falo em baixa autoestima não estou falando de mulheres sem graça, tímidas e feias. Mas de mulheres lindas e bem sucedidas em suas carreiras, mas incapazes de se amarem.

Você pode achar besteira, mas uma autoimagem positiva pode tornar mais fácil a conquista de sonhos que parecem tão difíceis – sua vida fica mais leve.

5 passos infalíveis para acabar com a baixa autoestimaPor isso, pare de se comparar com os outros o tempo todo, descubra suas qualidades e aceite o seu jeito, apaixone-se por você mesma.

Todos os dias somos cercados por pessoas que possuem as mais variadas opiniões sobre a vida e, para termos uma convivência pacífica, precisamos aprender a respeitar esses conceitos.

O problema é que, com os anos, muitos mitos surgem e vão se consolidando em nossas mentes como se fossem verdades. É o caso, por exemplo, das seguintes afirmações:

“Todo o casamento está fadado ao fracasso.”

“Mulher separada ou viúva com filho jamais encontrará uma pessoa novamente.”

“Depois que dei uma pausa no trabalho para cuidar do meu filho, não conseguirei uma recolocação no mercado novamente.”

Ouço essas e tantas outras bobagens mais do que deveria.

E o mais incrível que essas frases vêm de mulheres lindas, fortes, inteligentes, realizadas profissionalmente, mas que não são capazes de se enxergar, não conseguem, não tentam, não se assumem.

Sei que não é fácil, mas é possível. Basta que o primeiro passo seja dado.

Eu costumo dizer que todas nós podemos ser o que quisermos, quando quisermos. Podemos nos reinventar a todo instante, para isso temos que estar livres de preconceito e do medo de fracassar ou sermos julgadas.

Carloina Ferraz: Muita autoestima e capacidade para se reinventarVejamos por exemplo o caso da atriz Carolina Ferraz, grávida aos 46 anos e linda. Mas o que mais me chamou a atenção foi uma declaração que ela deu quando perguntaram como ela se sentia grávida com esta idade. E ela respondeu: “É uma oportunidade para me reinventar”.

Simplesmente adorei este comentário, pois é o que eu realmente acredito: Que podemos nos reinventar sempre em qualquer situação. Algumas mulheres grávidas nesta idade sentem vergonha, medo de serem julgadas, mas ela fez justamente o contrário e olhou apenas para ela e para o momento que lindo que está atravessando, sem se importar com os outros.

O primeiro passo para mudar a sua vida deve ser uma pergunta: O que VOCÊ quer? Não o que sua família quer, o que seus irmãos querem, o que seu marido quer ou o que seu chefe quer. O que você (e só você) realmente quer?

E tão importante quanto saber o que quer, é saber o que você não quer. Risque da sua vida aquilo que não serve mais, aquilo que você não quer mais fazer.

Quando tiver respondido essas duas perguntas, você pode usar esses cinco passos para aumentar sua autoestima e ir atrás dos seus sonhos:

5 passos para aumentar sua autoestima

1 – Enterre seus erros

Prometa a si mesma que aprenderá com os erros que já cometeu, mas em seguida deixará eles irem embora.

É comum errar. Todos cometamos erros, mas permita-se perdoar e esquecer o que aconteceu. Insistir nisso só trará sentimentos negativos e irá prejudicar sua autoimagem.

2 – Pare de se comparar

Todos nós em algum momento da vida nos comparamos com outra pessoa. O problema é quando você tenta ser essa pessoa.

Comparando-se com outras pessoas você não conseguirá progredir. Concentre-se em suas próprias qualidades e trabalhe naquelas que não são tão boas.

Você deve construir um sentimento de amor pela pessoa que vê quando olha no espelho. Essa é a única pessoa com quem você deve se comparar: quem você era ontem e quem é hoje.

3 – Mude o visual

A felicidade verdadeira é interna, mas quem disse que melhorar a aparência não ajuda? Que tal fazer um novo corte de cabelo? E comprar roupas novas?

Tudo isso pode ajudar a melhorar sua imagem e fazer você parecer ainda mais linda, feliz, forte e bem-sucedida.

Pense em como será maravilhoso quando você se olhar no espelho e se apaixonar pela pessoa que enxergar – a aparência é um reflexo disso.

4 – Dê crédito a si mesma

A maioria das pessoas só sabe falar sobre o que pode dar errado e os erros que cometeram ao longo da vida, mas muitos esquecem de se recompensar quando fazem algo bacana.

Por isso, quando você alcançar um objetivo é importante que você se dê o devido crédito. Existem várias formas de fazer isso: Ir a um restaurante badalado, fazer uma viagem para um lugar que gosta ou até fazer compras na sua loja favorita.

O importante é fazer algo para condicionar o seu cérebro a esperar recompensas quando você faz coisas boas.

5 – Cerque-se de pessoas especiais

Compartilhe suas ideias com pessoas que você ama e que sabe que vão apoiá-la em todos os momentos. Assim, à medida que sua mente sente o amor de todos os outros, será mais fácil amar a si mesma. Essas pessoas especiais têm que formar uma espécie de time dos sonhos, que servirá também como inspiração para você sair da sua zona de conforto e alcançar seus objetivos.

Fortaleça-se e atraia mais coisa boa para sua vida.

E se você precisar de ajuda para mudar e encontrar a felicidade, o LifeBreak realiza coaching e consultoria que tem como objetivo aumentar a qualidade de vida e felicidade das pessoas. Ficou interessada? Clique no botão abaixo.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo.
www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: