» » Conheça o método mais importante para a produtividade

Conheça o método mais importante para a produtividade

postado em: Artigos | 0

metodo-produtividade

Você pode ler livros inteiros sobre produtividade, dezenas de blogs e implementar uma dúzia de diferentes sistemas de produtividade. Mas no fim do dia, você não terá concluído nenhuma tarefa importante.

A verdade é que a produtividade é muito simples, na teoria. Mesmo que você tenha muita coisa para fazer, os passos não são fáceis de entender:

1 – Escolha a tarefa mais importante da sua lista;

2 –  Foque exclusivamente nessa tarefa até termina-la;

3 – Escolha a próxima tarefa importante e repita o processo.

E, é claro, faça pausas. Dê uma volta, pratique yoga, medite, socialize, blá blá blá. E quando voltar ao trabalho, escolha a próxima tarefa mais importante e não pare até terminar. Você pode achar que tem muita coisa pra fazer, mas, na verdade, tudo o quer você pode fazer é manter o foco em uma tarefa por vez.

Então, se é simples assim, o que está te impedindo? O medo.

Alguns dos medos que surgem ao executarmos os passos da produtividade descritos acima: Medo do fracasso, incerteza, incompetência, desconforto, não ter controle da situação.

De fato, nós tememos apenas uma coisa realmente: Não ter controle, certeza, segurança, conforto. E todos eles são a mesma coisa. Todos os nossos medos vêm disso.

Não gostamos de sentir esses medos. Então nós os evitamos, buscando controle, certeza e conforto nas distrações, nas notícias, nas redes sociais, nos e-mails, nas mensagens do celular, etc. Tentamos assumir o controle fugindo das tarefas importantes (mas incertas), buscando referências, informações e até novos métodos de produtividade. Tudo para evitar a incerteza.

Então chegamos ao método mais importante da produtividade. Que é justamente cair de cabeça na incerteza.

1 – Comece estipulando a sua tarefa mais importante. Quando perceber que você está perdido em distrações ou outras atividades, dê um passo atrás e volte à sua tarefa mais importante.

2 – Mantenha o foco nessa tarefa, e unicamente nela. Tente terminá-la ou, pelo menos, trabalhe nela por uns 10 ou 15 minutos ininterruptamente.

3 – Quando perceber que está começando a se distrair de novo, pare. Perceba o medo da incerteza. Respire.

4 – Explore o sentimento. Veja como ele preenche seu corpo. Fique nesse estado físico por um minuto, e perceba que você está bem, apensar do medo e da incerteza. Há um sentimento de tranquilidade no seu coração que sempre esteve lá, mesmo que você não saiba como essa tarefa vai acabar.

5 – Mergulhe na tarefa, mesmo que esse medo esteja em você. É importante ter conhecimento do medo, e ainda assim concluir sua tarefa.

É isso. Esteja consciente do medo, mas não deixe que ele assuma o controle e lhe afaste das suas tarefas.

Você vai continuar fugindo do medo e caindo nas distrações, mais e mais. Porém é nesse momento, quando você decidir parar de fugir, que desenvolverá a habilidade de mudar sua vida ser, realmente, produtivo.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado. www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: