» » Os introvertidos podem ser líderes?

Os introvertidos podem ser líderes?

postado em: Artigos | 0

CoachingSerá que os introvertidos podem ser líderes? A triste verdade da vida é que os extrovertidos dominam este mundo.

Mas isso significa que os introvertidos não podem se tornar grandes líderes? A resposta para essa pergunta é simples: Não!

Os introvertidos (e eu me incluo nesse grupo) são geralmente mal interpretados. Eles precisam sempre se desculpar por parecerem ‘antissociais’. Seu silêncio e inatividade em eventos sociais deixa as outras pessoas desconfortáveis. Mas bons líderes não são, necessariamente, pessoas tagarelas e ativas. Einstein e Gandhi eram introvertidos, mas, ainda assim, grandes líderes.

Leitura recomendada: Conheça 7 pessoas famosas que já fracassaram

Pessoas introvertidas possuem todas as habilidades que um líder necessita:

  • Elas são calmas. Essa habilidade é importante para enfrentar situações de conflito.
  • Elas sempre escutam os outros com atenção. Um bom líder sempre ouvirá sua equipe.
  • Elas são analíticas. Essa habilidade é importante na hora de tomar decisões.

Os introvertidos não devem ter vergonha de demonstrar sua natureza. Se eles permitirem que os outros vejam suas características mais fortes, elas podem facilmente vencer os extrovertidos numa competição para o melhor líder.

Mas como eles podem conseguir isso? Aqui estão alguns truques:

Escreva

Os introvertidos podem ser líderesPara os introvertidos, é sempre mais fácil escrever seus pensamentos e ideias do que expressá-los verbalmente. Isso não significa que introvertidos não tenham boas ideias para compartilhar; eles apenas precisam usar todas as técnicas de escrita que conhecem para colocar essas ideias no papel. Será muito mais fácil falar sobre esses pensamentos e ideias depois de escrevê-los.

Além disso, pessoas introvertidas têm a vantagem de imaginar as questões que alguém pode lhes perguntar durante sua apresentação, por isso, eles podem escrevê-las e se preparar com antecedência. Isso ajuda a vencer o medo de falar em público.

Ouça

Os introvertidos possuem a habilidade de ouvir com atenção antes de falar. Essa característica é muito útil no ambiente de trabalho, onde todo bom líder deve estar pronto para ouvir e analisar tudo antes de tomar qualquer decisão ou dar uma resposta.

Clientes, colegas e investidores apreciam essa capacidade, o que aumenta as chances dos introvertidos de se tornarem líderes respeitados.

Diga adeus à zona de conforto

É um fato que os introvertidos não gostam de trabalhar com outras pessoas. É sempre mais confortável para eles realizar um trabalho sozinhos, mas é certo que essa posição nunca levará um introvertido à liderança.

Cada um de nós tem sua própria zona de conforto, e é sempre difícil sair dela. Mas se um introvertido quer ser um grande líder, ele deve sair dessa zona de conforto algumas vezes: Discuta ideias, faça parte de conversas e novos projetos onde o trabalho em equipe é necessário.

Isso não significa que os introvertidos devem deixar suas zonas de conforto para sempre. Os líderes precisam de descanso e de um tempo sozinhos. Tire 20 ou 30 minutos por dia para curtir a solidão, pensar e fazer brotar novas ideias.

Fale

Os introvertidos são capazes de se concentrar e enfrentar situações difíceis enquanto outros entram em pânico. Essa é uma grande chance para liderar a todos quando eles estiverem perdidos e não souberem o que fazer.

Apesar de parecer bem desconfortável mostrarem a sua força no começo, os introvertidos definitivamente podem se tornar grandes líderes.

O LifeBreak realiza um serviço de coaching e consultoria que ajuda as pessoas a enfrentarem seus medos e conquistarem novos objetivos na vida. Se você gostaria de mudar sua vida, mas não sabe por onde começar, clique aqui.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado.
www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: