» » Veja como uma simples garrafa plástica mudou a vida de milhares de pessoas

Veja como uma simples garrafa plástica mudou a vida de milhares de pessoas

postado em: Artigos | 0

icone-saudavelE se algo tão simples como uma velha garrafa plástica cheia de água pudesse significar a diferença entre a luz e a escuridão? Por mais rudimentar que possa parecer, a solução quase sem nenhum custo está elevando a qualidade de vida de milhares de famílias carentes nas Filipinas, que não têm acesso à eletricidade.

Essas ‘lâmpadas solares’ improvisadas ​​basicamente atuam como claraboias, refletindo e ampliando os raios do sol durante o dia – realizando a função de lâmpadas normais, mas sem o uso de eletricidade. A organização por trás da instalação das luzes de garrafa, Isang Litrong Liwanag (ou 1 Litro de Luz), foi iniciada pelo estudante filipino Illac Diaz apenas alguns anos atrás, mas a sua causa inspirou tantas pessoas que, agora, eles estão comprometidos com o objetivo de instalar 1 milhão de garrafas de luz para as famílias carentes.

Não ter iluminação interna significa não ser capaz de trabalhar ou estudar de forma eficaz – o que limita a produtividade e uma oportunidade de melhorarem suas vidas. O projeto 1 Litro de Luz começou a instalação de suas luzes solares recicladas e melhorou a vida das pessoas. A iniciativa já mobilizou um exército de voluntários para instalar 10.000 dessas lâmpadas solares.

Como as luzes funcionam?

Usando uma ideia originalmente lançada pelo brasileiro Alfredo Moser, um grupo de estudantes do MIT descobriu que poderia imitar uma lâmpada através do preenchimento reciclado de garrafas de plástico com apenas duas substâncias comuns: água e água sanitária. As lâmpadas podem ser instaladas nos telhados em apenas uma hora. Os alunos descobriram que, apesar de não estarem ligados a qualquer tipo de eletricidade, o plástico e a água podem refletir a luz natural e impulsioná-la para todos os cantos de uma casa pequena, com um resultado semelhante à uma lâmpada incandescente de 60 watts.

Veja a seguir algumas fotos de como o projeto 1 Litro de Luz já melhorou a vida de milhares de pessoas e, logo em seguida, assista a um vídeo onde a iniciativa Illac Diaz recebe um ‘upgrade’ de voluntários para proporcionar iluminação nas casas também à noite.

Fotos: Projeto 1 Litro de Luz

Vídeo: 1 Litro de Luz (à noite)

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado.
www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: