» » Por que é importante deixar o feijão de molho?

Por que é importante deixar o feijão de molho?

postado em: Artigos | 0

icone-saudavelQuem é que não gosta de um bom arroz e feijão? Não importa qual o acompanhamento, só eles já são uma delícia e, às vezes, até mesmo o feijão puro já é um delicioso prato.

Leitura recomendada: 10 alimentos que fazem bem para o cérebro

Apesar do feijão ser um alimento muito usado em nossa culinária, muitas pessoas costumam reclamar que sentem um mal-estar quando o consomem. Isso acontece porque talvez o feijão tenha sido preparado de uma maneira errada.

O feijão é rico em vitaminas como B1 e B2, ferro, cálcio e em proteínas, mas contém também ácido fítico.

Este ácido fítico bloqueia a absorção de vitaminas no nosso intestino. É por isso algumas pessoas que consomem feijão ainda apresentam deficiências de algumas vitaminas como cálcio, magnésio, cobre, ferro e outras, sem contar o mal-estar com gases.

Por isso, recomenda-se deixar o feijão de molho por, no mínimo, 8 horas fora da geladeira. Esse é o tempo necessário para que este ácido seja neutralizado, melhorando assim a absorção das vitaminas dos alimentos.

Por que é importante deixar o feijão de molhoImportante ressaltar que, depois do feijão ficar de molho, ele deve ser lavado e escorrido. Não reutilize a água do molho, pois é prejudicial à saúde, já que todas as impurezas estarão nela.

Alguns especialistas recomendam que, além de deixar o feijão de molho, seja adicionado algum ácido junto (vinagre, limão, etc.) na água. Eu costumo usar o vinagre de maçã (1 colher de sopa para 1 litro de água).

Em casa eu deixo meu feijão de molho por 24 horas – além de sentirmos um sabor ainda melhor, a digestão fica bem mais fácil.

E tenho esofagite e, com o consumo do feijão, é normal sentir uma queimação. Mas posso dizer que não sinto nenhum mal-estar quando consumo o meu feijão, ao contrário de quando como fora de casa.

Além do feijão, esse processo de deixar de molho deve ser aplicado em todos os grãos (lentilha, grão de bico, feijão branco, feijão preto).

Se você não tem o hábito de deixar o feijão de molho por tanto tempo, faça um teste e sinta a diferença.

O LifeBreak oferece um serviço de coaching e consultoria focado na qualidade de vida das pessoas. Se você precisa mudar seu estilo de vida, mas não sabe como, clique aqui.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: