» » Conheça os erros mais comuns de quem trabalha em casa

Conheça os erros mais comuns de quem trabalha em casa

postado em: Artigos | 0
Conheça os erros mais comuns de quem trabalha em casa
Conheça os erros mais comuns de quem trabalha em casa

O sonho da maioria das pessoas é ter o seu próprio negócio para ter uma melhor qualidade de vida. E trabalhar em casa (o famoso home office) significa ter um maior equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. É a oportunidade de fugir da rotina do trânsito, dos escritórios, dos chefes e de normas desmotivadoras.

Mas será que trabalhar em casa é fácil? Será que você está preparado para trabalhar isolado?

O que deve ser feito para que você produza trabalhando em casa? Veja abaixo algumas situações que devem ser evitados quando se trabalha em casa.

Erros que devem ser evitados no home office

Sofrer interrupções: Quando se trabalha em casa é muito fácil ser interrompido. Isto porque não tem nenhum chefe que vai brigar com você caso interrompa uma tarefa ou atenda o telefone.

Por isso, você deve evitar interrupções durante o dia para não prejudicar sua produtividade. Caso outras pessoas passem o dia com você em casa, lembre-as de que está trabalhando e que só pode ser interrompido em caso de urgência.

Não se deixe distrair com tarefas domésticas enquanto estiver trabalhando, como atender à porta, apagar o fogão, pendurar roupas no varal ou ir à lavanderia – saiba administrar seu tempo.

Falar de negócios com familiares: Algumas vezes, no dia-a-dia, dá vontade de comentar com alguém os problemas que surgem no trabalho. E como os familiares estão por perto, começa então o hábito de desabafar tudo com eles.

Isto é um erro. Primeiro, porque você acaba cansando aqueles que moram com você por falar sempre do mesmo assunto, reclamando de problemas.

Segundo, porque nem sempre eles poderão te ajudar, já que podem não entender seu trabalho e as dificuldades que enfrenta. Neste caso você desperdiça energia e ainda toma o tempo de outros que nada poderão fazer.

Por isso, o ideal é que você mantenha contato com outras pessoas dentro do seu campo profissional, as quais poderão te ajudar com ideias e a solucionar problemas.

Mantenha uma rede de relacionamento com pessoas que fazem o que você faz, nem que seja apenas para dar boas risadas de algumas situações do trabalho.

Misturar o espaço de trabalho com a casa: É importante ter um espaço reservado para desenvolver seus trabalhos. Ainda que não tenha um casa grande, tente reservar um espaço seu. Seja um dormitório ou um canto vazio da sala.

É necessário que haja uma separação física da sua casa do seu trabalho.

Se você precisa trabalhar em uma área comum da casa, como a sala de jantar ou na cozinha, tente guardar objetos pessoais para dar um tom profissional para o seu dia-a-dia.

Permitir a bagunça: Como o trabalho em casa não tem clientes visitando ou colegas de trabalho que vão reclamar de desorganização, é muito fácil deixar o ambiente bagunçado.

Por isso fique atento, tente ao final de cada dia de trabalho organizar tudo aquilo que está fora do lugar para evitar acúmulos de bagunça e também de sujeira.

Vale lembrar que seu trabalho é sua casa também.

Por isso evite a bagunça. Decorar e iluminar o ambiente que trabalha motiva a mantê-lo sempre limpo.

Começar o dia sem planejamento:Sem decisões conscientes sobre como gastar o seu tempo, o seu dia pode terminar sem ter muito o que mostrar“, diz Elaine Quinn, autora americana especialista em home offices.

O ideal para que finalize seus trabalhos é criar um calendário com metas a serem obtidas todos os dias. Assim sempre que acordar você saberá quais trabalhos deve realizar a cada dia.

É importante também separar as ações a serem realizadas em metas de curto e de longo prazo.

Não deixe para decidir o que fará quando acordar. Tenha programado seus trabalhos e vai perceber que será mais difícil procrastinar.

Não fazer pausas: Algumas pessoas acham que, por trabalharem em casa, sua vida deve se resumir a trabalho.

Esquecem do equilíbrio da vida profissional da pessoal e aí, acaba sendo um tormento o trabalho em casa – muitas pessoas criticam o modelo de home office justamente porque não souberam fazer essa separação.

Por isso é importante fazer intervalos durante o seu dia e até na semana. Estas pausas poderão ajudar a carregar sua energia, ajudar sua mente ficar mais criativa.

E você? Já trabalha em casa ou sonha um dia em fazer home office? Quais são suas dicas para ser produtivo ao trabalhar em casa? Deixe suas respostas nos comentários.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo.
www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: