» » Dicas para ser um freelancer de sucesso

Dicas para ser um freelancer de sucesso

postado em: Artigos | 0

Precisa aumentar a renda ou quer trabalhar como autônomo? Veja nossas dicas para ser um freelancer de sucesso.

Dicas para ser um freelancer de sucesso
Dicas para ser um freelancer de sucesso

Quantas pessoas que você conhece que trabalham com carteira assinada, mas para complementarem a renda fazem trabalhos como freelancer?

E atualmente, com a crise que o país enfrenta, muitos destes ‘freelas’ passaram a ser a única fonte de renda para muitas pessoas.

Apesar de parecer um mundo melhor e mais fácil, o freelancer deve ser muito disciplinado para que seus negócios tenham êxito.

A verdade é que quem decide trilhar o caminho do profissional autônomo não pode medir esforços para obter o sucesso. Não pode ter preguiça ou ser acomodado, já que iniciativa é a palavra chave para o sucesso.

A maioria das pessoas que começam a trabalhar neste segmento se questionam, muitas vezes, sobre como irão fazer para encontrar pessoas dispostas a pagar pelo seu trabalho.

São muitas as perguntas e a insegurança, uma mistura de medo com falta de confiança em si e no seu trabalho.

O empreendedorismo é um caminho fácil de começar, mas difícil de percorrer.

Por isso é fundamental seguir as dicas abaixo para que você consiga ter sucesso nesta nova empreitada:

Dicas para ser um freelancer de sucesso

Escolha apenas uma coisa para vender

Um dos grandes problemas do freelancer é limitar aquilo com que vai trabalhar, ou seja, escolher um tipo de serviço ou uma coisa para vender.

É normal que no início você queira fazer e vender tudo para conseguir clientes, mas terá que vencer isso e escolher uma coisa para se dedicar.

Faça um pequeno rascunho do e-mail que enviará para seus clientes

Tenha pronto um modelo de e-mail padrão, mas que você poderá personalizar para cada cliente quando precisar enviar.

Tenha um site atualizado

Muitos profissionais acabam se dedicando muito a redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn para divulgar seus trabalhos, mas esquecem da importância de ter um site atualizado e que ofereça todas as informações que os clientes procuram. Lembre-se de que as buscas no Google ainda são o principal fator de compras de produtos ou serviços. Se você precisa de um site, pode começar pedindo um orçamento aqui: www.emiliocalil.com

Faça um contrato para cada projeto

Você deve ter um contrato para cada trabalho que for fazer, ainda que seja um pequeno projeto. Para isso, procure um advogado especializado em contratos que possa ajudar com todos os detalhes, a fim de não haver brechas que possam lhe prejudicar.

Combine sempre um adiantamento

Para garantir que você receba o valor integral daquilo que for acordado, é importante que você exija um adiantamento como pagamento inicial dos trabalhos.

A praxe é de 50% do valor total, mas você pode negociar isso de acordo com o cliente ou trabalho.

O importante é que isso fique claro em contrato e discussões com o cliente.

Não tenha medo de dizer “não”

Dizer não é algo muito difícil de se fazer, seja na vida pessoal e principalmente na vida profissional. Como dizer não quando está precisando de clientes? Ou como falar não quando os lucros estão caindo? Ou como falar não sem magoar ou decepcionar alguém?

Não importa o que você faça, você vai decepcionar alguém em algum momento. Seja o cliente por não conseguir entregar o projeto dentro do cronograma combinado ou sua família por passar dias trabalhando até tarde.

Portanto, você deve se sentir confortável em recusar trabalho, seja porque está sem disponibilidade ou até mesmo por se tratar de algo que você não é especialista ou não gosta de fazer.

Contrate um escritório virtual

Se você ainda não sabe como fazer para abrir seu próprio negócio por não ter capital suficiente para isso, o escritório virtual é a solução para seus problemas.

Escritórios virtuais são espaços que prestam o serviço de infraestrutura necessário para manter suas atividades em pleno funcionamento. Seja para realizar reuniões com seus clientes, para ter uma secretária com atendimento personalizado ou, ainda, para ter um endereço fiscal, ele pode é a solução. Você pode começar por aqui: www.locusbc.com.br/escritorio-virtual

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: