» » Conheça os cinco estágios para descobrir sua paixão

Conheça os cinco estágios para descobrir sua paixão

postado em: Artigos | 0

cinco estágios para descobrir sua paixãoTemos falado bastante aqui no LifeBreak sobre como ganhar dinheiro fazendo o que gosta, como monetizar o seu hobby, como viver fazendo aquilo pelo qual é apaixonado, etc. Mas e se você, como milhares de outras pessoas no mundo, não sabe exatamente o que gostaria de fazer? Como viver da sua paixão se você não sabe exatamente qual é essa paixão?

Para resolver esse dilema, é preciso entender que existem cinco estágios pelos quais você passa que ajudam a encontrar aquilo pelo qual você é realmente apaixonado.

O primeiro estágio é um tipo de interesse inicial. Você precisa encontrar coisas que outras pessoas estejam fazendo – seja olhando no YouTube, lendo livros e blogs ou observando (e escutando) pessoas em cafeterias e bares, por exemplo – então veja se existe algum interesse forte o bastante para que você queira experimentar.

Quando encontrar algo que lhe interesse, é preciso praticar. Aqui é onde muitas pessoas desistem de suas paixões, mas aguente firme! A prática não apenas lhe permite aprimorar o que você está fazendo, ela também possibilita explorar todas as áreas daquilo que você está fazendo, assim é possível determinar realmente se isso se qualifica ou não como uma paixão verdadeira para você.

O próximo passo para identificar sua paixão é o engajamento total. Isso é o que acontece quando você se encontra absorto no fluxo da prática. De repente está perdendo a noção do tempo e colocando outras coisas de lado porque essa na qual está envolvido agora é muito mais envolvente.

Nesse estágio você poderá ser levado a acreditar que encontrou sua paixão. E em certo nível isso pode ser verdade, mas existem mais dois estágios pelos quais a atividade deve passar antes de poder ser identificada como sua verdadeira paixão.

O próximo estágio é a satisfação. Quando você coloca todas as suas horas nessa atividade, você está se sentindo satisfeito? Ou essa satisfação vem de outro lugar, como a possibilidade de ganhar dinheiro ou fama com essa atividade? Uma ótima maneira de avaliar a atividade nesse estágio é perguntar a si mesmo: “Se eu tivesse todo o dinheiro do mundo e fosse perfeitamente saudável em todos os aspectos, eu ainda estaria fazendo isso que estou fazendo?

Se puder responder “sim” a essa questão, o último estágio é o principal para identificar sua paixão: ela lhe dá um senso de propósito? Você está fazendo essa atividade porque parte de você sente como se isso fosse o sentido da sua vida?

Uma vez que a atividade passou por esses cinco estágios, parabéns! Isso é uma coisa pela qual você é realmente apaixonado. Continue mergulhando de cabeça nisso.

É importante ter em mente que esses estágios não ocorrem rapidamente em sucessão. Em vez pode levar – e geralmente leva – bastante tempo para cada estágio se desenvolver completamente. Você vai precisar investir tempo para perseguir sua paixão, mas certamente será bem recompensado por isso.

Você já descobriu sua paixão? Sabe o que realmente motiva sua vida? Deixe sua resposta nos comentários abaixo.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado.
www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: