» » 26 passos para ter a vida que você deseja

26 passos para ter a vida que você deseja

postado em: Artigos | 0

Você já quis fazer algo grande na vida? Gostaria de encontrar sua paixão – algo que faça você se sentir vivo? Todos nós queremos uma vida com propósito apaixonado, mas muitos não têm ideia de como fazer isso. Como saber qual é a sua paixão, ou se escolheu o caminho certo? Como mudar a vida que tem agora para criar a vida que deseja ter? Há tantas considerações, decisões e bloqueios.

Encontrar e viver de sua paixão é um dos desafios mais importantes a empreender na vida. Uma vez que alcance esse objetivo, sua qualidade de vida melhorará muito. Quando se faz algo que ama, com o qual você fica profundamente envolvido, tudo fica mais fácil e divertido.

26 passos para ter a vida que você desejaExiste um processo para descobrir e viver essa paixão. Não é difícil, mas é preciso empenho, paciência e tenacidade. Há muitas considerações além da pesquisa e experiência para descobrir exatamente o que é adequado para você.

Mas não desanime, pois vale a pena. Depois de tomar a decisão de trabalhar com o que ama, você descobrirá ações diárias que oferecerão mais satisfação. Quando você sabe que tem um grande resultado à frente, o trabalho para chegar a esse resultado realmente não parece ‘trabalho’.

Veja a seguir o que você pode fazer para começar.

Preparação

1. Escreva sua meta. Anote exatamente como você imagina sua vida no final deste processo, em todas as áreas. Deixe isso à vista, onde possa ler todo dia. Você pode reavaliar a lista ao longo da jornada, se quiser.

2. Examine sua vida atual. Você já pensou muito sobre o que não gosta na vida, mas examine a sua vida atual para ver o quanto dela já corresponde à sua meta. Você verá coisas que deseja manter e notará que parte de sua meta já está acontecendo.

3. Defina seus valores. Seja claro sobre os valores fundamentais da sua vida. Toda decisão que tomar sobre sua paixão e como quer que sua vida seja devem refletir esses valores.

4. O que você está tolerando? O que em sua vida atual você está apenas tolerando? O que drena sua energia ou constantemente te incomoda? Comece a resolver essas coisas, uma a uma, para abrir espaço às coisas novas e boas.

5. Livre-se da bagunça. Não só da bagunça física, mas da confusão de muitas distrações, atividades e compromissos que sugam seu tempo e energia.

6. Refine seus relacionamentos. Olhe para todos os seus relacionamentos íntimos, pessoais e profissionais. Alguém suga você, te chateia ou causa problemas? Como você pode se livrar dessas pessoas ou mudar o seu relacionamento com elas para abrir espaço para relacionamentos novos e mais importantes?

7. Assuma um compromisso. Marque um compromisso diário ou três vezes por semana com você mesmo para trabalhar nas ações da sua paixão. Se você não reservar o tempo para esse trabalho, nunca vai alcançar seu objetivo. Este compromisso não é negociável.

8. Comunique-se. Converse com as pessoas em sua vida que precisam saber no que você está trabalhando. Se a sua paixão está prejudicando um cônjuge ou um ente querido, forneça garantias de que você está planejando cuidadosamente. Assim terá o suporte e apoio deles.

Finanças

9. Economize dinheiro. Comece a guardar dinheiro em uma poupança ou aplicação – qualquer valor quer puder. Você pode precisar dele para a transição para sua nova vida – para cursos, para começar um negócio próprio ou para sustentá-lo durante um tempo.

10. Decida o seu faturamento. Determine o seu menor rendimento anual aceitável. Para fazer isso, você precisa saber como gasta o dinheiro, onde pode cortar e quanto tempo está disposto a viver neste nível de renda.

11. Encontre outras fontes de renda. Comece a pensar em maneiras de fazer um dinheiro extra. Mesmo que sua transição seja de um emprego fixo para o outro, é sempre bom ter uma reserva.

Pesquise

12. Comece a ler. Leia tudo o que puder sobre sua paixão ou paixões. Veja como outras pessoas transformaram essa paixão em uma carreira. Anote tudo o que pareça interessante ou relevante para você.

13. Refine sua pesquisa. À medida que começar a ler e pesquisar, você pode encontrar uma ou mais opções de carreira que lhe agradem. Aprofunde sua investigação sobre esses temas para descobrir exatamente que tipo de formação é necessária, quem já é sucesso na área, que tipo de salário você pode conseguir e quanto tempo é necessário para se tornar proficiente nisso.

14. Encontre um mentor. Encontre pessoas que já estão fazendo o que você quer fazer. Conecte-se com elas. Envie um e-mail pedindo conselhos. Monte uma lista com perguntas que você gostaria de fazer a elas.

15. Refine ainda mais. À medida que aprende técnicas para lucrar com sua paixão, realize mais pesquisas sobre o que ainda precisa ser feito e comece a agir. Este pode ser um processo contínuo, conforme você aprende ou está em transição.

16. Faça testes. Seja na busca pelo empreendedorismo ou por um novo emprego, é bom fazer um teste vocacional, um teste de perfil empreendedor e um de inteligência emocional. Eles ajudam a ver para onde você pode correr se estiver em dificuldades e o que você está mais apto a fazer. Existem muitos testes gratuitos online. Aqui estão sugestões para o teste de perfil de empreendedor, teste de inteligência emocional e o teste vocacional.

Transição

17. Tome uma atitude. Dar o primeiro passo real em direção a seu sonho é assustador. Pode ser se inscrever em um curso, fazer um empréstimo, ser voluntário ou comprar um instrumento. Esta é a primeira ação que lhe fará dizer: “Estou empenhado em mudar a minha vida.” Você pode não ter 100% de certeza de que o primeiro passo é o passo certo, mas é preciso percorrê-lo para descobrir. Assim, estipule uma data e vá em frente.

18. Faça um brainstorm. Pense em todas as etapas possíveis pelas quais você terá de passar para ir daqui até lá (depois de ter feito a pesquisa). Faça uma única lista comprida e, então, priorize e ordene os itens nela. Divida cada item nos menores passos que puder.

19. Crie seu calendário. Comece a construir seu calendário de planejamento, atribuindo as etapas da ação acima em dias ou semanas específicos. Permita-se tempo para revisões, interrupções ou mudanças.

20. Mantenha a comunicação. Lembre-se de envolver sempre nos seus planos as pessoas próximas. Você pode encontrar resistência. Pense antes sobre essa possibilidade e como vai lidar com isso. Qual é sua motivação? E a deles? Mantenha a comunicação aberta.

21. Decida sobre o seu emprego atual. Inclua como parte das suas etapas a maneira como mudará do seu trabalho atual para o novo. Você vai continuar trabalhando em seu antigo emprego, enquanto começa com o novo? Como e quando você vai falar com seu chefe? Mantenha uma boa impressão e aja profissionalmente para deixar sempre as portas abertas.

O processo

22. Prepare-se financeiramente. Dependendo do que fizer, você pode não ter muito dinheiro no início da nova carreira. Se você já fez o seu planejamento, está preparado com uma reserva ou renda extra. Mantenha um fundo de emergência e uma lista de contatos para trabalhos extra (ou freelancer), se necessário.

23. Mantenha a motivação. É natural sentir medo e perder a motivação quando saímos de algo seguro rumo ao desconhecido. Mantenha-se motivado buscando inspirações em livros e sites que oferecem conteúdo relacionado à sua escolha. Continue a pesquisar e ler sobre pessoas bem-sucedidas em seu novo campo.

24. Espere contratempos. Conte com imprevistos que acontecerão várias vezes durante o processo de colocar a sua paixão para funcionar. O caminho não é linear. Você terá solavancos na estrada. Se aceitar isso desde o começo, não será uma surpresa quando acontecer.

25. Realize ações diárias. Pensar, planejar e se preocupar não o levarão a lugar algum. Somente ações concretas diárias e focadas te levarão pra frente. Se você não sabe o que fazer, apenas faça alguma coisa.

26. Divirta-se! Você está trabalhando em direção a algo surpreendente – a vida que você está criando. Este é o desejo do seu coração e, apesar de não ter chegado lá ainda, cada passo que der o levará para mais perto do seu sonho. Aprecie cada ação, porque o processo pode ser tão divertido quanto o resultado final.

Considerações finais

Lembre-se, revelar sua paixão e torná-la real na sua vida é um processo. Continue a realizar ações diárias em direção ao seu sonho, refinando e mudando à medida que aprende mais sobre si mesmo e lidar com os desafios naturais que são inerentes a qualquer mudança de vida. Mantenha a sua visão de uma vida apaixonada na vanguarda de sua mente, e antes que você perceba, você vai acordar um dia e perceber que você está vivendo o seu sonho.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo.
www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: