» » Desânimo: um grande desafio dos tempos modernos

Desânimo: um grande desafio dos tempos modernos

postado em: Artigos | 0
Desânimo: um grande desafio dos tempos modernos
Desânimo: um grande desafio dos tempos modernos

A segunda-feira é conhecida mundialmente pelo desânimo! A grande maioria das pessoas no domingo à noite (vejam o texto da síndrome do domingo à noite) já começam a se sentir tristes, abatidas e desanimadas para o dia seguinte e começar a semana.

Mas o fato é que muitas pessoas não se sentem assim só nas segundas-feiras.

Uma sucessão de falhas, fracassos, desencontros, resultados negativos, fazem o desânimo aparecer.

Muitas vezes perguntamos o porquê de tanta coisa estar acontecendo e, apesar de tentarmos e lutarmos contra esse sentimento, somos sugados por essa energia constantemente, o que vai minando nossas forças e nos desanimando com as tarefas do dia, da semana, do mês… enfim, com as obrigações da vida.

Nesta tarefa de afastar o desânimo, o primeiro passo é desintoxicar o coração com sentimentos do tipo: “Isso nunca vai dar certo” ou “Não vou conseguir nunca” ou “jamais isso vai acontecer” e o pior de todos “isso é impossível”. Como se não valesse a pena tentar ou se esforçar para mudar.

São sentimentos que nos projetam para planos futuros, nos enfraquecem e muitas vezes até desestimulam a tentar seguir em frente.

É com esse sentimento que o dia-a-dia é prejudicado, pois perdemos o ânimo, a criatividade, o bom humor e a garra para realizarmos as tarefas diárias, seja na vida profissional ou pessoal.

Pequenos passos podem trazer o incentivo e a motivação necessários para seguir com a vida.

Na vida tudo começa com um passo: Se der um passo errado pode ir para o caminho do desânimo e falta de motivação. Ou, se der um passo certo, pode alcançar a mudança e força desejada. Basta escolher o caminho certo.

A vida é feita de escolhas (literalmente), por isso, escolha ser feliz diariamente.

Algumas ferramentas simples, mas poderosas poderão te ajudar nesta jornada:

  • Não encare uma falha como um fracasso de vida: Lembre-se de que falhar pode significar mudar e melhorar. E é este pensamento que você deve ter quando algo assim ocorrer: Uma nova chance de melhorar.
  • Não se compare com os outros: Cada um tem sua história e seu caminho a percorrer. Você não tem que percorrer os mesmos caminhos dos outros (ainda que sejam de sucesso) para ter a mesma história. Concentre-se em você e naquilo que objetiva.
  • Não crie regras para ser feliz: Muitas pessoas criam regras para ter uma vida feliz: Ter dinheiro, trocar o carro, trocar de emprego, casar, enfim, obstáculos criados para alcançar a felicidade. Seja feliz hoje e com esta felicidade que você deve lutar para alcançar seus sonhos e objetivos e não transferir sua alegria para um evento futuro e incerto.
  • Não perca tempo: Não perca tempo com pessoas negativas, com trabalhos que te deixam infeliz ou com hobbies que não agregam nada. Dedique-se àquilo que te faz feliz e esteja ao lado de pessoas positivas.
  • Não tenha medo de pedir ajuda: Uma grande e sábia escolha é reconhecer que você precisa de ajuda para sair dessa situação. Procure uma pessoa que possa te animar e encorajar, seja um amigo, parente ou psicólogo.
  • Não fique trancado em casa: É natural ficarmos reclusos quando estamos abatidos e desanimados. Mas é aí que você tem que se superar e não se entregar. Saia de casa, respire, sinta o sol, o vento em seu rosto. Faça uma caminhada, você vai se sentir muito melhor e verá que aquele sentimento de derrota e tristeza começará a desaparecer.
  • Não se sabote: Às vezes nos frustramos porque criamos expectativas que, no fundo, não queremos realmente. Sabotamos ou procrastinamos algo porque na verdade não desejamos aquilo que ‘achamos’ querer. Por isso, seja verdadeiro primeiramente com você, com o que você realmente deseja. Sabemos que os seres humanos são capazes de coisas maravilhosas quando desejam e estão comprometidos com algo.

Perceba que o fracasso e as falhas muitas vezes são importantes para nos mostrar aquilo que realmente queremos e para alcançarmos nossos objetivos.

Tudo depende do modo que você encara as experiências da vida.

Quando falhar ou algo ruim acontecer, respire e veja se não é um alerta para mostrar que você está indo pelo caminho errado, ou que precisa dar um passo para trás ou, ainda, que apenas precisa ter mais paciência e esperar um pouco mais.

Mude o “ângulo” de visão da sua vida e você enxergará com mais clareza até mesmo os momentos de tristeza e falhas.

Tire vantagem dos seus fracassos e você terá uma vida mais desafiadora e com grandes vitórias.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: