» » Como agir no primeiro dia do seu novo emprego

Como agir no primeiro dia do seu novo emprego

postado em: Artigos | 0

Como agir no primeiro dia do seu novo emprego

O primeiro dia em um novo trabalho é caracterizado por muita ansiedade, principalmente se você está há muito tempo batalhando por essa vaga. E em razão disso é muito comum as pessoas cometerem alguns deslizes neste dia. Pensando nisso, decidi publicar as dicas abaixo para que você estreie bem no seu novo emprego.

Vamos às dicas?

1 – Apresente-se

É muito comum no primeiro dia alguém ser designado para apresentá-lo à equipe. Entretanto, a pessoa pode não se lembrar de fazer isso ou não conseguir apresentá-lo a todo mundo na empresa – especialmente em empresas grandes.

Se isso acontecer, não fique envergonhado. Vá se apresentando a todos aqueles por quem passar, lembre-se que o networking nos dias atuais é fundamental, você nunca sabe se precisará dele em um projeto futuro.

Dica: Se a empresa em que estiver trabalhando for muito grande e sua equipe for numerosa, lembre-se de anotar nome e o cargo de cada membro, para facilitar sua memorização e também seu relacionamento no trabalho.

2 – Mostre entusiasmo

Ainda que os primeiros dias sejam um pouco parados, devido a reuniões e apresentações, tente se interessar por tudo e também mostrar entusiasmo por fazer parte da equipe.

Lembre-se que você estará sendo avaliado pelo menos durante 3 meses e seu desempenho neste período será fundamental para sua permanência na empresa.

3 – Saiba quando fazer perguntas

Não faça como uma criança em seu primeiro dia de aula, que pergunta tudo para a professora. Isso pode fazer de você uma pessoa desagradável. Você pode fazer perguntas, mas desde que seja oportuna e sem exagero.

Lembre-se de anotar as respostas para não ter que perguntar mais de uma vez sobre o mesmo assunto. Por exemplo, saber acessar o ramal do telefone ou se logar à rede da empresa são coisas, entre outras, que você só precisa aprender uma vez.

4 – Não fale de empregos anteriores

Lembre-se de não mencionar sobre colegas, chefes ou qualquer assunto relacionado aos seus empregos anteriores. Como dizem por aí, é o mesmo que falar do ex-namorado para o novo.

5 – Relaxe

Mesmo sendo um dia importante, tente controlar seu nervosismo. Algumas pessoas tendem a falar sem parar quando estão nervosas, outras ficam caladas.

Por isso relaxe e tente controlar alguns hábitos que podem te prejudicar nesse primeiro dia.

6 – Vista-se para o sucesso

A primeira impressão é a que fica. Por isso sua aparência é importante neste primeiro dia.

Não significa que você deva ir de terno ou roupa social para causar uma boa impressão, vai depender da cultura da empresa e da conduta dos funcionários.

Por isso é fundamental fazer uma pesquisa sobre a empresa ou até entrar em contato com alguém do RH para tirar sua dúvida sobre o posicionamento da empresa sobre essa questão.

7 – Confie

Por mais difícil que seja seu primeiro dia, confie em si próprio.

Lembre-se de que foi contratado por sua capacidade e não pelo acaso. Se você conseguiu esse emprego é porque tem condições de lidar com todas as responsabilidades.

Não deixe o medo ou a insegurança te paralisar.

Desejo a você boa sorte neste primeiro dia e que seja o início de uma nova etapa da sua vida com muito sucesso.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo.
www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: