» » Bolo de chocolate funcional sem ovos

Bolo de chocolate funcional sem ovos

postado em: Artigos | 0

Bolo de chocolate funcional sem ovos

Quem disse que um bolo de chocolate não pode ser funcional e ainda ser delicioso?

A receita de hoje é para matar aquela vontade de chocolate (mulheres na TPM me entenderão) ou para acompanhar aquele cafezinho preto delicioso – ou um chá verde, no meu caso.

O importante é que apesar de ser uma “gordice”, é uma receita funcional, ou seja, cheio de nutrientes.

Vamos à receita?

Bolo de chocolate funcional sem ovos

Bolo de chocolate funcional sem ovosIngredientes

2 colheres de sopa de semente de chia hidratadas

3/4 de xícara de óleo de coco

200 g de chocolate 50 % ou 70% cacau (o que tiver em casa)

1/2 xícara de açúcar demerara

2 xícaras de leite desnatado

1 pitada de sal marinho

1 xícara de farinha de arroz

1 xícara de farinha de grão de bico

1 colher de sopa de fermento químico

Cacau em pó

Modo de preparo:

Para quem ainda não sabe como hidratar a chia, basta colocar 2 colheres de sopa de semente de chia em ½ xicara de água por 30 minutos e você terá uma “gelatina” cheia de vitaminas e que substituirá o ovo em nossa receita.

Em uma panela derreta o chocolate no óleo de coco em banho maria. Feito isto, despeje no liquidificador e acrescente a pitada de sal, o açúcar, o leite desnatado, a chia hidratada e as farinhas. Depois da massa batida acrescente o fermento em pó.

Para quem quiser um bolo vegano basta utilizar um leite vegetal ao invés do de vaca e também utilizar um chocolate 70 % cacau sem leite (leiam os rótulos).

Coloque em uma forma untada com óleo de coco e cacau. Leve ao forno preaquecido em 180º por 40 minutos e ele estará pronto!

Você poderá fazer cobertura de vários tipos, minha dica é derreter chocolate (50% cacau no mínimo) e jogar por cima. Mas como eu sempre falo, o gostoso é usar a imaginação.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: