» » Conheça os benefícios do coffee break nas empresas

Conheça os benefícios do coffee break nas empresas

postado em: Artigos | 0

Conheça os benefícios do coffee break nas empresas

Algumas empresas não permitem que seus funcionários façam pequenas pausas para o café (os famosos coffee breaks), sob o pretexto de que os funcionários perdem tempo.

O fato é que as empresas, preocupadas cada vez mais com a produtividade, esquecem que seus funcionários são humanos e não máquinas. Não percebem que uma simples pausa de 15 minutos pode aumentar a produtividade das pessoas.

Veja alguns benefícios do coffee break:

Reduz o stress

O stress está presente cada vez mais nos locais de trabalho. Estima-se que quase metade de todos os trabalhadores já sofreram algum grau de stress, alguma doença ou mal-estar em razão dele.

A prova disso é o grande número de atestados médicos nos últimos anos afastando funcionários das atividades em razão de stress.

Os funcionários que trabalham habitualmente em um ambiente tenso não produzem tanto quanto aqueles que trabalham em locais descontraídos.

Sem contar que a empresa acaba sendo afetada também por outras maneiras, como, por exemplo, as faltas dos funcionários, erros por falta de atenção e até mesmo conflitos pessoais no ambiente de trabalho.

Quando o funcionário faz uma pausa para tomar um café, ele se desconecta de suas tarefas e começa a relaxar, reduzindo o nível do stress.

Desperta

Uma ou duas xícaras por dia de café podem ser muito benéficas para o desempenho no trabalho.

A cafeína bloqueia a adenosina neurotransmissor inibidor, permitindo mais de norepinefrina e dopamina no cérebro. E com isso aumenta os níveis desses hormônios que melhoram o humor, a energia e desempenho cognitivo global. Ou seja, desperta!

Se seus funcionários costumam ficar ‘sonolentos’, a pausa do café poderá ajudar.

Proporciona o dialogo

Muitas pessoas subestimam a importância dessas conversas casuais, mas muitos empresários bem-sucedidos da era moderna têm reconhecido o seu valor.

Steve Jobs projetou intencionalmente, na Pixar, um grande átrio por onde os funcionários eram obrigados a passar para se locomover pela empresa, causando interações não planejadas entre pessoas de diversos departamentos.

Projetos como este têm fortemente influenciado o conceito de coworking e de escritórios abertos, que se tornaram mais populares nos últimos anos.

Quando as pessoas com diferentes visões e pontos de vista se envolvem em conversas, a possibilidade de esforços de colaboração e desenvolvimento de processos aumenta ainda mais.

A solução para alguns problemas da sua empresa pode sair destes bate-papos descontraídos entre funcionários.

Constrói laços de confiança

Os coffee breaks podem ajudar os funcionários a se conectar uns com os outros e a desenvolver uma relação de confiança e amizade.

Quando os funcionários confiam uns nos outros, tudo funciona melhor. Por exemplo: Menos tempo pode ser desperdiçado em burocracia desnecessária ou supervisão.

Os funcionários mais unidos começam a pensar mais como uma equipe e assim entendem como seu trabalho afeta o resto da empresa, com isso passam a ser mais focados e menos propenso a erros.

Melhora a saúde

Trabalhar sentado o dia todo é ruim para sua saúde.

Mesmo se você se exercita, passar um longo período sentado pode levar a um aumento de diabetes, má circulação e problemas nas articulações.

Ficar olhando para uma tela também pode ser prejudicial, pois danifica o cérebro e aumenta o risco de depressão ou ansiedade.

Por isso é fundamental fazer pausas curtas durante o dia de trabalho, para levantar, caminhar e ficar longe do computador um pouco.

Funcionários mais saudáveis geram menos custo para as empresas e são mais eficazes.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo.
www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: