» » Aprenda a motivar seus funcionários

Aprenda a motivar seus funcionários

postado em: Artigos | 0

Aprenda a motivar seus funcionáriosPremiar funcionários é muitas vezes sinônimo de grandes gastos para a empresa. Mas não é verdade, o reconhecimento por um trabalho bem feito pode ser realizado de várias maneiras, seja com grandes gestos ou com pequenas atitudes.

O reconhecimento dado a um funcionário pode mantê-lo mais motivado e dedicado a sua empresa. Se você é um empresário ou possui uma equipe sob seu comando, veja a seguir seis dicas de reconhecimento e premiação que podem manter os funcionários motivados e produtivos.

1 – Institua o horário flexível

Recompensar funcionários permitindo horário de trabalho flexível é um grande voto de confiança. Isso fará com que ele se sinta reconhecido e também motivado a continuar a desempenhar suas funções da melhor maneira.

Permitir que seus funcionários gerenciem seu próprio tempo é um grande reconhecimento e um fator de motivação.

2 – Incentive o trabalho remoto

Poder trabalhar em casa é um verdadeiro sonho para muitos profissionais. A maioria enfrenta todos os dias longas viagens até o trabalho, trânsito, metrôs lotados e muito stress. Isto tudo faz com que comecem suas atividades já desanimados.

Por isso, para aqueles funcionários que realizam atividades que podem ser desenvolvidas fora do local de trabalho, o home office pode ser muito motivador.

Muitas vezes um profissional é muito mais produtivo e feliz trabalhando de pijama em casa.

3 – Presenteie com brindes

Converse com o RH da sua empresa e estude maneiras para presentear os esforços daqueles funcionários que se destacam pelo comprometimento com a empresa. Como, por exemplo, dar um dia de folga, ingressos para o cinema ou ainda uma caixa de bombons.

Enfim, reconhecer um trabalho bem feito e ainda o recompensar por isso fará com que seu funcionário se sinta reconhecido e cada vez mais motivado.

4 – Pague um almoço

Que tal pagar um almoço para a equipe que atingiu suas metas ou para funcionários que se destacaram por seus esforços? Os almoços com as equipes, além de proporcionar momentos de descontração e lazer, tornam a equipe ainda mais unida.

5 – Agradeça

Um sincero “obrigado” pode significar muito para um funcionário dedicado. Por isso, chame o empregado em sua sala e agradeça pelo trabalho realizado, faça com que ele sinta que todos os esforços para desempenhar sua função estão sendo notados.

Com a correria que vivemos, em um mundo que em nosso dia mal cumprimentamos uns aos outros, um gesto como esse pode fazer a diferença.

Dê ao seu funcionário um pequeno sinal de gratidão e você mudará o dia dele.

6 – Deixe a porta aberta

Algumas vezes a causa da desmotivação dos seus funcionários está ligada a falta de diálogo com seus superiores. Isto porque uma empresa que não tem dialogo com seus funcionários passa a imagem de que suas opiniões e ideias não são importantes.

Por isso tente implementar uma política de portas abertas para os membros da equipe para conversar, trocar ideias e discutir problemas.

Seja qual for o método de reconhecimento que você escolher, seja específico sobre o porquê você está agradecendo seu empregado.

O seu agradecimento deve refletir o que você gostaria de ver mais em todos os seus funcionários.

E você? Tem o hábito de premiar sua equipe? Conte aqui o que você costuma fazer.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo.
www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: