» » Veja como criar um ambiente de trabalho feliz

Veja como criar um ambiente de trabalho feliz

postado em: Artigos | 0
Crie um ambiente de trabalho feliz
Crie um ambiente de trabalho feliz

Apesar de ser importante ter funcionários felizes no ambiente de trabalho, algumas empresas parecem ainda ignorar este elemento tão importante. Exigem muitos resultados, mas esquecem que para isso acontecer precisam de funcionários felizes e comprometidos com o que fazem.

Mas se a empresa onde você trabalha ainda não despertou e parece não se importar muito com o bem-estar dos funcionários, você pode escolher sair ou ficar. A decisão de ser feliz ou infeliz sempre será unicamente individual.

Caso escolha permanecer na empresa, saiba que existem algumas pequenas atitudes que você pode tomar para fazer com que seu ambiente de trabalho seja mais feliz. Veja algumas delas abaixo:

Dicas para ter um ambiente de trabalho feliz

  • Seja positivo. Apesar dos problemas, procure ser otimista, gentil com os colegas e não desconte seus problemas pessoais ou profissionais nos demais.
  • Não seja rancoroso. A pior coisa que pode acontecer é guardar rancor ou raiva de um colega de trabalho ou até de seu chefe. Você para de produzir o que é capaz e fica esperando o momento certo para dar o troco na pessoa que te magoou. Esqueça isso, pois o rancor é uma das ferramentas que tira sua felicidade no trabalho.
  • Não seja ciumento. Pare de ficar incomodado com o sucesso dos outros colegas, faça seu trabalho e lembre-se que você pode obter o mesmo resultado. O ciúme pode cegar e fazer com que não enxergue o quanto você também é bom.
  • Seja sociável. Fazer amizades no trabalho é uma ferramenta para manter a felicidade no trabalho. Ter com quem rir e se distrair em alguns momentos de tensão pode ajudar muito.
  • Questione. Algumas vezes encontramos dificuldades para realizar um trabalho por não entender ao certo o que deve ser feito ou porque não concordamos com o caminho a ser seguido. Por isso questione, faça perguntas para compreender a tarefa e, também, para ser notado. Algumas vezes um questionamento seu poderá ser uma saída para algum problema.
  • Evite pessoas negativas. Em qualquer ambiente de trabalho haverá pessoas que conseguem ver o lado ruim de todas as situações. Como se acordassem todos os dias sempre esperando que o pior aconteça. Fuja destas pessoas, pois não vão acrescentar nada além de sugarem suas energias positivas.Além disso, essas pessoas costumam fazer fofocas, outra ferramenta que tira a felicidade do trabalho. Fuja de pessoas assim.
  • Seja criativo. Ainda que a empresa não incentive isso, você pode ser criativo no seu dia a dia para lidar com os problemas, para conviver com os colegas de trabalho e para tornar o ambiente mais feliz. Use e abuse da sua criatividade e, além de se tornar mais feliz, fará os outros felizes também.
  • Seja o perfil da pessoa com quem gostaria de trabalhar. Todos nós temos defeitos e qualidades, depende de nós apenas enfatizar o melhor que podemos oferecer. Por isso, no seu dia a dia, lembre-se de ser a melhor pessoa que pode ser, torne-se a pessoa com quem você adoraria trabalhar.

Caso todas estas ferramentas não ajudem a você melhorar o seu ambiente de trabalho, talvez seja a hora de reavaliar a empresa ou o cargo que exerce e arriscar a encontrar um novo lugar.

Ninguém deve ser infeliz todos os dias no trabalho. É verdade que problemas sempre existirão, mas perceberá que quando estiver fazendo aquilo que realmente ama, no meio de uma confusão, de um dia cheio de problemas, ainda assim um sorriso de satisfação surgirá no seu rosto.

Algumas pessoas olharão e não entenderão como você consegue sorrir diante daquela situação ou no meio de tantos problemas, mas você saberá que apesar de tudo está fazendo o que ama e os problemas são apenas parte do processo e o incentivam a buscar soluções.

Pense seriamente nisso. Você está trabalhando com o que ama? O que está fazendo agora para mudar sua situação além de reclamar?

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo.
www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: