» » Conheça 10 alimentos que fazem bem para o cérebro

Conheça 10 alimentos que fazem bem para o cérebro

postado em: Artigos | 0

icone-saudavelTodo mundo quer ser mais inteligente. Você quer ser melhor no trabalho, quer aprender coisas novas com facilidade, quer compreender conceitos complexos de forma mais rápida e melhor, não é mesmo?

Você sabia que uma das formas de alcançar tudo isso é por meio da alimentação?

Aproveite e veja esta receita: Sucos Detox funcionais.

Aqui está uma lista com 10 alimentos que fazem bem para o cérebro. Eles melhoram o seu raciocínio, sua saúde mental e permitem uma maior clareza de pensamentos, ajudando nas tarefas do dia-a-dia:

10 alimentos que fazem bem para o cérebro

Salmão

SalmãoPeixe é um alimento riquíssimo em Omega-3 e ácidos graxos, que são ácidos anti-inflamatórios potentes essenciais para a saúde do cérebro. O salmão é a melhor fonte destes ácidos graxos, uma vez que é o peixe mais limpo e seguro (isso significa um menor risco de metais pesados ​​e toxinas).

Mirtilo

MirtiloConhecidas como blueberry nos EUA, estas pequenas frutinhas são carregadas de fibras saudáveis e minerais. Foi provado ainda que podem reduzir os efeitos da doença de Alzheimer e outras doenças relacionadas à idade. Estudos em animais descobriram que comer mirtilos pode melhorar as habilidades motoras e capacidade de aprendizagem, bem como proteger o seu cérebro do stress oxidativo, responsável pelo desgaste.

Abacate

AbacateOs abacates são carregados de gorduras insaturadas, que promovem a circulação sanguínea saudável. Com a boa circulação, o seu cérebro funciona melhor. Abacates também podem ajudar a reduzir a hipertensão e prevenir acidentes vasculares cerebrais (AVCs), e ainda diminuir a pressão arterial e ajudar a melhorar a função cerebral e a saúde em geral.

Nozes/Sementes

Nozes e sementesAs nozes são um bom complemento para sua dieta do cérebro mais forte. Tanto as sementes quanto as nozes são carregadas de vitamina E, que protegem o cérebro do declínio, exatamente como os ácidos graxos e Ômega-3. De preferência coma cruas e não torradas, as nozes sem sal podem proteger o cérebro à medida que envelhece.

Feijão

FeijãoQuem não ama esse “fruto mágico”? Os feijões podem controlar os níveis de açúcar no sangue, proporcionando ao cérebro toda a energia de que necessita para continuar funcionando. Além disso, o feijão pode fornecer ao cérebro um fluxo constante de energia que irá mantê-lo afiado durante todo o dia!

Cereais integrais

Cereais integraisAveia, grãos selvagens e outros grãos integrais reduzem o risco de doenças do coração, o que irá melhorar o fluxo total da circulação do sangue, incluindo para o cérebro. Adicione alimentos como milho, cevada, arroz integral, quinoa e gérmen de trigo (não tecnicamente um grão, mas ainda assim saudável) em sua dieta para um cérebro ainda mais saudável!

Chá

CháO chá verde (que eu particularmente amo) e o preto são carregados de antioxidantes para ajudar a proteger o cérebro contra o estresse oxidativo. As pequenas doses de cafeína no chá vão dar ao seu cérebro mais impulso em termos de concentração, humor e memória.

Romã

RomãAs pequenas sementes de romã (e suco de romã, é claro) são carregadas de antioxidantes saudáveis, que impedem os radicais livres de danificarem o cérebro. Considerando-se que o cérebro é o órgão mais sensível aos danos dos radicais livres, é uma boa ideia adicionar mais destas frutinhas coloridas à sua dieta.

Chocolate amargo

Chocolate amargoComo se você precisasse de uma desculpa para comer chocolate! O chocolate amargo (mínimo de 70% de cacau) é rico em antioxidantes que protegem o cérebro, e os vestígios de cafeína no cacau irão estimular o cérebro a funcionar melhor. Ele pode até mesmo melhorar o humor, simulando os efeitos da endorfina.

Curry

CurryO curry é mais do que apenas uma refeição deliciosa, é uma mistura de especiarias. E uma das especiarias contidas no curry é açafrão, que é carregado de cúrcuma. A cúrcuma é um antioxidante que impede inflamações no cérebro e pode quebrar placas construídas nos vasos sanguíneos cerebrais, e até mesmo impedir as beta-amilóides de danificarem o cérebro, prevenindo o Alzheimer.

O LifeBreak oferece um serviço de coaching e consultoria focado na qualidade de vida das pessoas. Se você precisa mudar seu estilo de vida, mas não sabe como, clique aqui.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: