» » Descubra pequenas ações que vão melhorar seu dia

Descubra pequenas ações que vão melhorar seu dia

postado em: Artigos | 0

Como aliviar o stressAcordar em cima da hora, chegar atrasado para uma reunião, responder e-mails, preparar relatórios, atender telefonemas importantes, participar de videoconferências, prestar contas para o chefe… ufa! O dia a dia de trabalho da maioria das pessoas é assim: Uma loucura.

É por isso que, às vezes, a semana mal começa e já bate aquele cansaço, um desânimo assustador que faz os dias se arrastarem e a chegada da sexta-feira parecer tão distante.

Para a maioria das pessoas, sexta-feira parece não chegar porque que estão à beira de uma crise de stress.

Elas precisam de ajuda urgente para ‘desestressar’, mas mesmo sabendo disso caem na mesma desculpa: “Não tenho tempo“. Pensando nisso preparamos algumas dicas fáceis e rápidas de serem praticadas para aliviar o stress do cotidiano.

Estas dicas oferecem melhor qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, na vida pessoal.

Acabe agora com o stress

Beba chá verde
Beba chá verde

Beba chá verde. O chá verde ficou conhecido mundialmente em razão do seu poder de emagrecimento. Mas além disso, ele traz uma série de melhorias para nosso organismo, inclusive o alívio do stress. Isto porque é uma fonte de L-teanina, um produto químico que ajuda a aliviar a raiva e ansiedade.

Por isso, procure tomar pelo menos duas xícaras de chá verde por dia.

 

Coma chocolate
Coma chocolate

Coma chocolate. Além de delicioso, o chocolate nos traz também a sensação de bem-estar. Isto porque ele contém feniletilamina, que libera uma sensação parecida com a de quando estamos apaixonados.

Um pedaço de chocolate na hora certa pode regular os níveis do hormônio do stress e estabilizar o metabolismo. Por isso, os especialistas recomendam que ele seja consumido pela manhã e no final da tarde, que é quando temos a maior liberação de cortisol (substância que provoca o stress).

O chocolate amargo é ainda melhor, por isso dê preferência a ele e assim que a raiva surgir, adoce sua vida com um quadradinho (é o suficiente) e tudo ficará ainda melhor.

Masque chiclete
Masque chiclete

Masque chiclete. Ele já foi considerado um vilão, mas hoje é uma forma rápida e fácil de vencer o stress. Mascar chicletes sem açúcar alivia a ansiedade e ainda ajuda a manter o foco. Segundo pesquisas realizadas recentemente, pessoas que mascaram chicletes apresentaram um nível de cortisol bem reduzido.

Mas não podemos esquecer de que pessoas com gastrite ou problemas estomacais devem tomar cuidado, pois o consumo excessivo de chiclete pode aumentar a acidez estomacal e causar dor. Moderação é a palavra para essas pessoas.

Conte de trás para frente
Conte de trás para frente

Conte de trás para frente. Conte lentamente de trás para frente, de 10 a 1 e depois volte novamente para se acalmar. Você verá que, ao terminar, estará mais calmo.

 

 

 

Feche os olhos
Feche os olhos

Feche os olhos. Dê uma pausa rápida na loucura do seu dia, feche os olhos por alguns minutos e pense em algo que o faça feliz ou em algum momento feliz que tenha vivido. Tente repetir este pensamento umas três vezes, acelerando em sua mente cada episódio.

É uma maneira fácil de recuperar a calma e se concentrar.

 

Aperte bolinhas anti-stress
Aperte bolinhas anti-stress

Aperte bolinhas anti-stress. Quando seu stress estiver alto a ponto de sentir vontade de matar alguém, a bola poderá te ajudar muito. Ela é prática e pode ser levada para qualquer lugar, até mesmo no trânsito.

Assim que a necessidade aparecer, aperte com toda sua força em movimentos repetitivos, isso relaxará seu músculo e ainda aliviará o stress.

Além disso, o uso da bola anti-stress melhora a coordenação motora e previne doenças como reumatismo e artrite.

Deixe escorrer água fria nos pulsos
Deixe escorrer água fria nos pulsos

Deixe escorrer água fria nos pulsos. Naquelas horas em que tudo estiver embaralhado na sua cabeça e você não estiver conseguindo se concentrar, vá até o banheiro e deixe cair água fria nos pulsos e atrás das orelhas.

Como temos artérias debaixo da pele, o resfriamento nessas áreas podem ajudar a acalmar o corpo inteiro.

 

Olhe pela janela
Olhe pela janela

Olhe pela janela. Faça uma pausa de alguns minutos para fazer ‘nada’. Olhe pela janela e comece a observar a rua, os objetos, as pessoas que passam… Enfim, esqueça o que está havendo dentro da empresa nestes minutos.

 

 

 

Alongue os ombros
Alongue os ombros

Alongue os ombros. Lembre-se sempre de fazer alongamentos, já que boa parte da tensão fica localizada na região dos ombros. Por isso, estique o pescoço, alongue-se para frente e para trás, faça movimentos circulares. Este exercício trará um alivio imediato e pode ser feito em qualquer lugar.

 

 

Dê risada
Dê risada

Dê risada. O riso estimula o corpo a produzir hormônios que ajudam a reduzir o stress. Por isso, procure aquele grupo de pessoas que sempre estão animadas, dando risada ou fazendo os outros rir.

Dar risada reduz os hormônios do stress na circulação sanguínea e também relaxa os músculos tensos.

 

Use aromaterapia
Use aromaterapia

Use aromaterapia. Hoje os óleos essenciais (ou aromas) já são bem conhecidos. Você pode comprá-los em vários lugares e por preços bem variados. Por isso, é recomendável levá-los ao trabalho e, quando o dia ficar tenso, pingue uma gotinha na palma da mão e respire algumas vezes até sentir que está aliviando seu stress.

Se o uso de difusores for liberado na sua empresa, melhor ainda, pingar um gota todos os adias, assim que chegar, para começar o dia bem.

O óleo essencial estimula os receptores de cheiro no nariz que se conectam a parte do cérebro que regula as emoções. Um dos mais indicados para aliviar o stress é o de lavanda.

O que você faz para relaxar quando está estressado? Possui alguma técnica específica? Compartilhe conosco deixando suas dicas nos comentários abaixo.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo.
www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: