» » Acabe com a insônia e os pensamentos acelerados

Acabe com a insônia e os pensamentos acelerados

postado em: Artigos | 0

Qualidade de Vida
Praticamente todas as pessoas com insônia têm uma queixa em comum: Não conseguem desligar a mente durante a noite e têm pensamentos acelerados.

No silêncio da noite, quando o sono foge, a mente parece produzir e promover a vigília em algumas pessoas. Mas qual é a causa desses pensamentos acelerados à noite? Saiba mais sobre formas de acalmar sua mente e voltar a dormir bem.

E já que estamos falando de sono, não deixe de conferir esta matéria: A falta de sono pode arruinar sua vida

Causas dos pensamentos acelerados e da insônia

Qualquer pessoa pode ter insônia, dadas as circunstâncias corretas. Particularmente durante períodos de stress ou ansiedade, a dificuldade de iniciar ou manter o sono pode se manifestar.

O sono é mais tranquilo quando as preocupações não invadem os nossos pensamentos. Estas preocupações ativam e tornam difícil conseguir dormir. Pode parecer algo que está fora de seu controle, mas não está.

Insônia e pensamentos acelerados nem sempre são sintomas de síndrome de ansiedade.

Em primeiro lugar, pensamentos acelerados podem se manifestar de diversas maneiras. Para algumas pessoas é como um filme que passa em sua mente à noite, com rápidos flashes de imagens surgindo em sua consciência enquanto estão deitadas. Às vezes a sensação é de ruminação. Para entender a ruminação, imagine uma vaca que de forma lenta e persistente mastiga sua comida (uma comida que é regurgitada pelo seu estômago para ser remastigada e engolida) – eca!

Da mesma forma, as fontes de stress ou ansiedade podem vir à sua mente para serem revisitadas, requentadas e reprocessadas. Talvez você não encontre nenhuma solução e, depois de suprimir temporariamente, os pensamentos voltam à mente, especialmente nos momentos de silêncio à noite.

Embora os pensamentos acelerados ocorram somente em pessoas com transtorno de ansiedade, esse não é necessariamente o caso. Mais uma vez, dada a situação certa, o stress pode contribuir para que isso ocorra, mesmo entre aqueles que não se identificam como ansiosos ou preocupados. Isso pode se agravar em tempos de altos níveis de stress. O conteúdo desses pensamentos pode relacionar-se à profissão, finanças, família, relacionamento, saúde ou outros fatores estressantes. Não importa a causa, esses pensamentos podem ser muito perturbadores e exigem mudanças intencionais para resolvê-los.

Como aliviar pensamentos acelerados à noite

O Dr. Brandon Peters, médico especialista em sono nos EUA, sugere algumas dicas e técnicas que vão te ajudar a dormir melhor:

Para desligar uma mente acelerada, você precisa privá-la do ‘combustível’ que ela precisa para ‘ficar ligada’. Isso pode ser obtido gerenciando o stress, descontraindo-se por um tempo antes de ir para a cama e usando técnicas de distração e relaxamento.

Reserve um tempo durante o dia para confrontar suas fontes de stress. Chame isso de “agendar um horário para preocupações”. Todos os dias, tire um tempo para identificar, listar e trabalhar para resolver seu stress, ansiedade, tensão ou preocupação. Isso pode ser feito todo final de tarde, quando você criará uma lista de todas as coisas lhe aborrecem. Escreva cada uma delas e, numa segunda coluna logo ao lado, escreva as ações que você tomará para aliviar seu stress.

  • Por exemplo: Se você recebe um grande projeto para entregar em duas semanas, isso pode causar um stress enorme. Não tem como você fazer tudo. Você nem sabe por onde começar. Esse stress pode ser paralisante. Mas em vez de se desesperar, quebre o projeto em tarefas menores e liste-as. Conforme você conclui cada tarefa, o próprio stress começa a desaparecer.

Ao escrever suas causas de stress, você dá um nome aos problemas. Isso alivia sua mente, pois você não precisará pensar neles o tempo todo. Se os pensamentos relacionados ao stress apresentam-se durante a noite, você os combaterá dizendo para si mesmo: “Eu não preciso pensar nisso agora. Vou refletir sobre isso amanhã no meu tempo agendado para preocupação“. Essa atitude desliga o fluxo de pensamentos e permitir voltar a dormir.

Utilize técnicas de relaxamento e acabe com insônia e pensamentos acelerados. Bons sonhos!

Para realmente descansar à noite, você deve relaxar antes de dormir. Passe no mínimo 30 minutos (o ideal é de 1 a 2 horas) se descontraindo antes de deitar. Esqueça o trabalho. Desligue computador e celular. Agora é hora de relaxar e se preparar para dormir. Preencha o tempo com atividades relaxantes. Leia, ouça música, veja um pouco de televisão, alongue-se, tome uma ducha, medite ou reze.

Antes de ir para a cama (ou se estiver acordado durante a noite), você pode utilizar outras técnicas de relaxamento como respiração, relaxamento progressivo dos músculos ou meditação. Essas atividades distraem do ‘esforço’ para pegar no sono, reduzem os pensamentos e ajudam a adormecer.

É possível desligar sua mente à noite. Ao permitir-se um tempo para encarar o stress durante o dia e passar um tempo relaxando antes de dormir, você ficará mais aliviado e terá uma melhor noite de sono.

A utilização de técnicas de relaxamento pode ainda ajudar durante a noite. Reduza seus pensamentos acelerados e comece a dormir bem.

O LifeBreak oferece um serviço de coaching e consultoria focado na qualidade de vida das pessoas. Se você precisa mudar seu estilo de vida, mas não sabe como, clique aqui.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo.
www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: