» » Veja como acabar com a tristeza do seu dia

Veja como acabar com a tristeza do seu dia

postado em: Artigos | 0

Veja como acabar com a tristeza do seu dia

Por mais que as pessoas nos digam para sempre sermos positivos e manter a alegria na forma de viver, todos nós enfrentamos momentos de tristeza.

Às vezes simplesmente não é possível sorrir diante de um fato triste. Decepções, frustrações, separações, luto… São fatos marcantes que muitas vezes nos impedem de manter um sorriso no rosto.

Mas não é por isso que devemos nos entregar à tristeza. Sentar em frente à televisão ou ficar deitado o dia todo não é a melhor solução.

É importante sim respeitar o luto de cada situação, de cada momento de dor. Mas uma grande parte das pessoas acaba se entregando e usando até mesmo essa situação de ‘desculpa’ para não seguir em frente.

Você com certeza deve ter conhecido alguém que, depois de ter enfrentado uma situação difícil, se recusava a melhorar com a desculpa de que “tinha que viver o luto”.

É importante sim vivenciar esse sentimento, chorar, gritar, ficar sozinho, mas sem estender demais todo este sofrimento.

Por isso vim dar dicas para ajudar a acabar com a tristeza do seu dia:

1 – Entenda qual é o tipo da sua tristeza

Por que você está triste? Tédio, nível de stress alto? Ou porque algo ruim aconteceu na sua vida, como perder emprego, separação ou falecimento de uma pessoa querida? É importante identificar a causa e o motivo da sua tristeza, para dimensionar seu sentimento – será que realmente você precisa sofrer tanto?

2 – Processe sua tristeza

A maioria das pessoas que passam por uma tristeza prolongada se sentem impotentes e, muitas vezes, acabam se entregando, mesmo sabendo que há uma razão para seu sofrimento e que ele tem começo, meio e fim.

Neste caso, você precisa parar e processar a sua tristeza, deixar a natureza seguir seu curso e compartilhar seus sentimentos com alguém que pode aconselhar e consolar você, seja com um familiar, amigos ou até psicólogo (o que eu particularmente recomendo).

O importante é não se vitimizar, aceitar a situação real e seguir em frente.

3 – Durma o suficiente

Todos nós precisamos dormir bem. Uma boa noite de sono de 6 a 8 horas faz a diferença em nossa rotina. Algumas pessoas, quando estão tristes, preferem dormir mal durante a semana para dormir muito durante o fim de semana.

A falta de sono fará com que você fique de mau humor e tornará seu dia ainda pior. Lembre-se que isto não é solução para acabar com sua tristeza e ainda você prejudicará muito sua saúde.

4 – Pare de pensar sobre as coisas que o incomodam

É muito comum quando estamos tristes lembrar a todo momento daquilo que nos causa dor e sofrimento. Pode observar como você procura lembrar do fato várias vezes durante o dia ou costuma sempre falar sobre aquilo que te entristeceu com quem está perto.

Lembre-se que estes pensamentos repetitivos sobre o assunto podem fazer sua mente desenvolver padrões obsessivos, resultando em muita frustração.

Por isso você deve preencher sua mente com bons pensamentos, com coisas diferentes de tudo aquilo que te entristece, evitando assim pensamentos ruins durante seu dia.

Dessa forma, você deixará sua mente relaxar.

5 – Vá se distrair

Pessoas tristes costumam se isolar em suas casas, seus quartos. Fazer isso por um dia até pode ser benéfico e trazer uma sensação boa, mas quando isso faz parte da rotina, pode prejudicar e muito sua saúde mental, emocional e física.

Por isso, procure distrações dentro daquilo que gosta de fazer. Se você gosta de viajar, viaje! Se você ama filmes, vá ao cinema (fuja dos dramas, claro). Se você gosta de conversar e estar cercado de pessoas, marque reuniões com amigos. Se você gosta de se exercitar, vá para a academia – aliás, o exercício físico é excelente para aliviar a dor emocional.

O importante é que você tenha distrações diárias que lhe tragam prazer e que ocupem seu tempo.

Lembre-se de que viver é uma dádiva e que todos os dias temos a opção de sermos felizes e começar uma nova história de vida.

Só depende de você.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Aline Guedes:

Consultora e Editora

Formada em Direito pela Universidade São Judas, apaixonada pela vida, por moda, por fotografia e gastronomia funcional. Gosta de lidar com pessoas, buscando extrair sempre o melhor delas. Acredita que a felicidade e a paz interior são os melhores estimulantes da criatividade. Ama incondicionalmente todos os cachorros do mundo. www.vidacomtempero.com.br | aline@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: