» » Veja 15 dicas para criar mais tempo livre para o lazer

Veja 15 dicas para criar mais tempo livre para o lazer

postado em: Artigos | 0

Você vive reclamando que não tem tempo livre para nada? Quando foi a última vez que você conseguiu fazer uma desses coisas sem pensar em dúzias de outros assuntos ao mesmo tempo: (1) Passar um tempo com seus filhos no final do dia; (2) desfrutar de algumas horas com seu companheiro (a); (3) passar alguns minutos para relaxar com seu livro favorito ou (4) ter uma quantidade normal de sono para recarregar suas baterias?

Veja 15 dicas para criar mais tempo livre para o lazer

Por imaginar a sua resposta acredito que você deve estar buscando maneiras de poupar seu bem mais precioso da vida moderna – não, não é o dinheiro, mas o tempo. Reuni aqui 15 dicas que poderão ajudá-lo a criar um tempinho extra por dia não para gastar com trabalho, mas estritamente com o ócio.

1 – Vá ao supermercado uma vez por semana

Evite ir ao supermercado (ou padaria) regularmente apenas para comprar o que você precisa para só um dia. Faça uma lista de compras para a semana toda e vá ao mercado apenas uma vez. Desta forma você poupa tempo e dinheiro porque, quanto mais vezes for ao mercado ou à padaria, mais coisas desnecessárias vai acabar comprando.

2 – Crie um plano semanal para cozinhar

Passe um tempinho durante o fim de semana na sua cozinha e prepare uma quantidade maior de comida, que pode ser armazenada no freezer. Assim tudo o que você precisa fazer durante a semana é descongelar e comer – a menos, é claro, que cozinhar for um prazer para você. Nesse caso, procure se preparar antes: decida o que vai cozinhar em cada dia e quais ingredientes precisa.

3 – Decida na noite anterior o que você vai vestir na manhã seguinte

Essa é uma dica valiosa especialmente para as mulheres, que não hesitam em pular o café-da-manhã para poderem encontrar o conjunto certo de roupas e acessórios. Ou no meu caso, que levanto tão sonolento que acabo combinando camisa xadrez vermelha, calça verde e sapatênis azuis.

4 – Deixe os objetos de uso diário em posições estratégicas

Por exemplo, coloque o guarda-chuva, o casaco ou a bolsa perto da porta de entrada, assim pode achá-los rapidamente ao sair. Mantenha a casa organizada a fim de evitar ficar procurando suas chaves debaixo de pilhas de revistas quando já poderia estar no carro.

5 – Pague suas contas pela internet

Tire proveito dos benefícios da tecnologia e dos serviços online, poupando horas em filas desnecessárias em bancos, repartições públicas e afins.

6 – Use o tempo em que estiver no transporte público

Se você anda de trem, ônibus ou metrô, leia/estude/analise parte de seu trabalho, assim, quando chegar à empresa, já terá adiantado uma hora ou mais.

7 – Siga a regra dos 2 minutos

Essa é uma regra bem simples: Finalize imediatamente todas as tarefas que não levam mais de 2 minutos. Assim você não chega ao fim do dia com dezenas de coisas pequenas para lembrar – e que são fáceis de esquecer conforme as horas passam.

8 – Agrupe suas tarefas

Estipule um período específico do dia para responder seus e-mails, assim não precisa ficar olhando sua Caixa de Entrada a todo o momento. Faça ligações necessárias uma após a outra ou ‘agrupe’ todas as obrigações de um mesmo assunto para não se distrair com outras atividades e perder a concentração.

9 – Ensine seus filhos a serem organizados

Ensine cada pequeno habitante da sua casa a arrumar sua cama, não deixar brinquedos e objetos espalhados pelo chão e a se preparar para a escola. Faça isso de uma maneira divertida de forma a não parecer algo ruim e você ganhará (muito) tempo livre.

10 – Evite discussões que não lhe interessam

Você até pode querer ser legal, mas conversas desnecessárias podem privá-lo de muitas horas de lazer por mês. Se você não quer ou não tem paciência para participar de uma discussão, apenas diga “não” e explique de forma educada que está cheio de trabalho e que poderá conversar em outra hora.

11 – Faça um uso prático do computador

Você não faz ideia de quantos minutos perde todos os dias por causa de um uso não prático do seu computador. Experimente se forçar a abrir somente os programas que forem necessários para o que você estiver fazendo. Nada de abrir e-mails, Facebook, Twitter, Photoshop, previsão do tempo, vários vídeos no YouTube e oito players de música ao mesmo tempo. Além da falta de concentração que cada uma das ‘tentações’ acima cria, seu computador ficará sobrecarregado e cada tarefa demorará mais tempo para ser executada.

12 – Exercite-se com ‘inteligência’

Procure maneiras mais rápidas, porém mais eficientes, de fazer exercícios. Dessa forma você não precisa ficar uma hora na esteira da academia. Experimente aderir ao estilo HIIT (High Intensity Interval Training) que pode, em 15 minutos diários de exercícios, manter você em forma e acelera seu metabolismo.

13 – Utilize aplicativos móveis

Os ‘smartphones’ não são chamados assim à toa. Sua capacidade de utilizar aplicativos em todos os aspectos possíveis das nossas vidas pode ser um fator importante para economizar tempo. Por exemplo, os ‘apps’ de GPS podem poupar tempo ao andar por ruas desconhecidas. Os apps de e-mail fazem com que você não precise ligar seu computador para ler as mensagens. Existem milhares de apps que aumentam a produtividade e economizam tempo.

14 – Não centralize tudo em você

Siga três regrinhas básicas: Faça, não faça, ou delegue. Em outras palavras, para cada tarefa nós temos três opções: Concluir, deixar passar ou delegá-la a outra pessoa. Considere suas necessidades e suas habilidades e escolha sabiamente o que fazer com cada tarefa que tem pela frente.

15 – Respire

Lembre-se de relaxar. Reserve cinco minutos para renovar sua concentração mental e volte com mais motivação. Você perceberá que pequenas pausas não são perda de tempo, mas parte de uma tática que lhe garantirá, eventualmente, muitas horas de tempo livre.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado. www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: