» » 11 fatos inesperados (e comprovados) que podem tornar a vida mais feliz

11 fatos inesperados (e comprovados) que podem tornar a vida mais feliz

postado em: Artigos | 0

Passar um tempo com família e amigos, fazer exercícios e ter uma boa noite de sono.

Qualidade de Vida

Por muito tempo os cientistas afirmaram que essas conhecidas estratégias acima poderiam melhorar o seu humor e tornar a vida mais feliz. Mas pesquisas recentes relevaram vários caminhos para a felicidade que não são tão óbvios, incluindo a temperatura ambiente a sua visão política.

Leitura recomendada: 6 mitos sobre a felicidade

Alguns são motivos casuais, mas outros são associações muito interessantes. Continue lendo a lista abaixo para ver fatos surpreendentes que vão fazer você repensar sua busca pela felicidade.

11 fatos inesperados que podem tornar a vida mais feliz

1 – Esteja na temperatura certa

Pesquisas sempre mostraram uma ligação forte entre o clima e o bom humor. Mas um estudo de 2011 mostrou que a felicidade tende a aumentar não em temperaturas quentes de praia, mas sim a uma temperatura menor e agradável de 13.9°C. Você poderia imaginar isso? Eu, que amo o frio, não tenho como discordar.

2 – Herde os genes certos

Sim, isso é algo que você não tem como controlar. Mas é preciso saber que um grupo de pesquisadores em 2012 demonstrou um elo claro entre a felicidade e a hereditariedade. Alguns estudos sugerem que nosso DNA é responsável por 50% da nossa felicidade. E o que forma os outros 50%? Nosso comportamento e as circunstâncias das nossas vidas. Mas apesar de parecer interessante, muitos cientistas alertam que a felicidade é muito subjetiva para ser colocada numa fórmula.

3 – Tenha uma esposa bonita

Pode dar risada à vontade, mas um estudo de 2013 mostrou que, entre os casais heterossexuais, os parceiros eram mais felizes quando a mulher era mais atraente do que o homem. Antes disso, em 2008, outro estudo já tinha chegado à mesma conclusão.

4 – Reconsidere sua visão política

Conservadores (de direita) tendem a ser mais felizes do que liberais (de esquerda). Isso foi demonstrado em duas pesquisas no Pew Reserach Center, nos EUA, uma conduzida em 2006 e outra em 2008. As pesquisas apontaram que a renda, a religião e a ideologia desempenham um papel crucial na felicidade do indivíduo.

5 – Pare na floricultura ao voltar pra casa

fatos-vida-feliz-02

Odores florais podem lhe deixar feliz”, diz a Dra. Jeannette Haviland-Jones, professora de psicologia na Universidade Rutgers, nos EUA. Ela é coautora de um estudo onde foi solicitado que pessoas escrevessem um texto. Algumas dessas pessoas estavam em uma sala levemente perfumada com flores, e outras estavam em uma sala sem cheiro. Aqueles na sala perfumada usaram cerca de três vezes mais ‘palavras felizes’ em seus textos do que o outro grupo.

6 – Esqueça o pretinho básico

Use roupas coloridas – e tente incluir o amarelo. Pessoas felizes preferem essa tonalidade, apontou uma pesquisa de 2010. Pessoas ansiosas ou depressivas tendiam a associar seu humor com a cor cinza.

7 – Torne-se um mestre em alguma coisa

Seja tocar um instrumento musical ou jogar xadrez, tornar-se um mestre em alguma habilidade pode ser estressante – e stress e felicidade não costumam andar juntos. Mas um estudo de 2009 mostrou que, ao longo do tempo, o domínio de uma habilidade está relacionado com a felicidade.

8 – É melhor dar do que receber?

Sim, isso é verdade. Um estudo conduzido em 2012 mostrou que tanto homens quanto mulheres ficaram significativamente mais felizes depois de comprarem alguma coisa para outra pessoa em vez de para si próprios.

9 – Faça um pouco da terapia das compras

Mas faça do jeito certo. Pesquisas mostraram que as pessoas ficam mais felizes quando compram uma experiência (ingressos para shows ou jogos, viagens, etc.) em vez de objetos.

10 – Aumente o rádio

A música pode melhorar seu humor instantaneamente. Uma pesquisa publicada nos EUA pelo Journal of Positive Psicology, em 2013, mostrou que estudantes que ouviam músicas ‘felizes’ para se sentirem melhor experimentaram uma elevação do humor. Outro estudo, publicado pelo jornal Science, em 2013, mostrou que uma parte do ‘sistema de recompensa’ do cérebro, o núcleo accumbens, é ativado quando você ouve novas músicas.

11 – Se tudo o mais falhar, renda-se à esperança

Ou pelo menos tente não ser excessivamente otimista. Em um estudo de 2009, na Universidade do Michigan, pesquisadores descobriram que pacientes com doenças crônicas que descobriram que suas condições eram irreversíveis relataram uma melhor qualidade de vida do que aqueles que estavam mais focados em serem curados.

Existe um lado negro da esperança”, diz o Dr. Peter Ubel, diretor do Centro de Ciências Comportamentais e Decisões em Medicina da Universidade. “Às vezes, se a esperança faz as pessoas pararem de adiar planos para suas próprias vidas, isso pode levar a um caminho para a felicidade”.

O LifeBreak oferece um serviço de coaching e consultoria focado na qualidade de vida das pessoas. Se você precisa mudar e quer tornar a vida mais feliz, mas não sabe como, clique aqui.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado.
www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: