» » 11 ações rápidas para começar a fazer hoje o que você ama

11 ações rápidas para começar a fazer hoje o que você ama

postado em: Artigos | 0

“O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora.”

Provérbio chinês

11 ações rápidas para começar a fazer hoje o que você amaTudo começa com um pequeno passo e a razão certa. É comum ouvirmos as pessoas dizerem: “Eu gostaria de viajar para tal lugar ou começar a fazer tal coisa, mas”.

Existem mil e uma razões para não fazer alguma coisa. Sempre haverá. Se você procurar, não há dúvida de que encontrará.

Mas uma boa razão pode derrubar centenas de razões duvidosas em instantes.  Você só precisa encontrar uma que realmente importe mais do que todas as outras.

Tudo o que você precisa é ter um sonho, uma meta, um objetivo. Assim terá a coragem de dar aquele primeiro e significativo passo. Cada passo depois desse será mais fácil. As pessoas começam a ficar pra trás, as coisas começam a engrenar e, de repente, você já estará deslanchando.

Mas você precisa começar

Isso pode ser repetido à exaustão: Embora seja importante pensar grande, nada vai acontecer até você começar pequeno.

• Criar um blog com 10 mil leitores é inimaginável quando seu único leitor é sua mãe. Mas veja como é fácil aumentar esse número em 100%.
• O iPhone teve seu início em uma garagem com placas de circuito sobressalentes.
• Sua nova empresa não pode ter 40 funcionários até ter um.
• Você não vai encontrar uma esposa até que saia com alguém.
• Você não vai perder 30 quilos até que perca cinco.

Não importa quem você seja ou o que pretende fazer. Tudo começa com um pequeno passo. Não pense demais e não cometa o erro de achar que as pessoas bem sucedidas não começaram dessa mesma forma, pois começaram.

Começar é realmente a parte mais fácil

O primeiro passo sempre parece ser o pior. Ele mexe com o medo, o desconhecido e requer mais energia. É por isso que a maioria das pessoas nunca dá esse passo.

Mas mesmo que em nossa mente criemos um pensamento do tamanho de um elefante obeso, o primeiro passo real, do ponto de vista do esforço físico, é provavelmente a parte mais fácil do processo. Pode levar apenas cinco ou dez minutos para escrever o primeiro e-mail ou agendar a primeira reunião.

O que são poucos minutos, não é mesmo? Mas coloque um monte de ‘poucos minutos’ juntos e aquele início pequeno e tímido se torna algo significativo. É assim que um parágrafo se torna um best-seller. É assim que uma laje de concreto se torna uma casa. É assim que um passo se torna uma maratona.

Nada acontecerá até você começar

Todo começo precisa de um ímpeto, de uma faísca de motivação. Comece da menor maneira possível. Em vez de procurar razões para esperar, torne o ato de começar mais fácil.

11 maneiras de começar realmente pequeno

  1. Faça uma pequena lista de pequenas coisas. Pense pequeno – o menor possível. Procure algo. Faça uma pergunta a alguém. Qualquer coisa.
  2. Converse com quem já fez isso. Encontre um modelo que sirva de inspiração. Ajuda bastante enxergar um caminho semelhante antes de começar a trilhá-lo.
  3. Leia sobre isso. Seja um post de blog, uma notícia ou um capítulo de livro sobre alguém que já fez o que você gostaria de fazer.
  4. Torne isso divertido. Pense em como será seu escritório, brinque com ideias para o nome ou pegue uma garrafa de vinho, sente-se com sua esposa ou marido e pesquisem sites relacionados a esse tema.
  5. Escreva sobre isso. Expandir uma nova ideia é revigorante e muito divertido. Escreva uma frase. Então, escreva outra. Escreva por uns 10 minutos. Mas você não precisa parar por aí. Continue adicionando ideias e pensamentos à sua lista.
  6. Compre um domínio para seu site. Cinco minutos preenchendo um formulário e R$ 30 por ano. Isso é realmente tão difícil?
  7. Liste as razões pelas quais isso é tão importante para você. Que coisas fantásticas podem acontecer se você fizer o que ama? O que você vai perder se não fizer? Escreva isso em um quadro branco ou pendure uma lista no seu monitor.
  8. Encontre apoio. Uma forte dose de coragem e responsabilidade é necessária para um início sólido. Pense em duas ou três pessoas que poderiam apoiar sua ideia. Marque um café com elas e conte seus planos.
  9. Envie uma mensagem para seu chefe. Quanto tempo leva para escrever um e-mail com essas três palavras: “Eu me demito”? Bom, talvez você queira escrever um pouco mais, mas com certeza captou a ideia. Melhor ainda, se você tem um bom relacionamento com seu chefe (e acha que ele o apoiaria), conte seus planos para ele.
  10. Ajude alguém. Se você planeja oferecer seus serviços (como aulas, treinamentos, consultoria ou web design), então comece oferecendo às pessoas mais próximas. Encontre alguém que precise daquilo no qual você é bom.  Comece ajudando alguém. Doar-se é muito bom.
  11. Estipule um preço. Você nunca será pago se não pedir dinheiro em troca. Se já estiver ajudando alguém, então em algum momento você precisará colocar um preço nos seus serviços. Você vale algo para alguém, acredite nisso. Leva apenas um instante para mudar seu preço de R$ 0 para alguma coisa. Ser pago para fazer aquilo que você é bom é um ótimo fator de motivação. Simples assim.

Não existe o momento certo

E se você estiver esperando pelo momento certo para fazer uma das coisas acima, é melhor parar. O momento não virá. Nunca haverá o momento certo para fazer qualquer coisa importante na vida. Não importa se é iniciar um negócio, ter um bebê, mudar de cidade ou tentar perder peso. Pare de esperar. O momento certo não virá. Você precisa começar começando!

Claro, você sempre poderá começar ‘depois’. Mas qual foi a última vez em que isso aconteceu?

O que você está adiando?

O que você quer fazer, mas não sabe por onde começar? Você vai olhar para trás daqui a cinco ou dez anos com 20 vezes mais desculpas e dizer que gostaria de ter feito isto ou aquilo? E se você já olha para trás agora e se arrepende do seu passado, a boa notícia é que nunca é tarde demais.

Ray Krok começou o McDonald’s com 52 anos de idade. Você pode fazer algo mais construtivo e saudável do que começar um McDonald’s, mas o mais importante é: faça alguma coisa.

Não existem desculpas. Especialmente quando você começa pequeno.

Se você pode começar, você pode concluir

Cada passo deixa você mais comprometido com seu objetivo. Você encontrará mais e mais razões para chegar ao fim à medida que avança. Tudo começa com o primeiro passo.

Não se deixe intimidar pela imagem das pessoas vivendo seus sonhos. Não pense no grande caminho que você precisará percorrer para chegar onde elas estão, pois elas tiveram que atravessar esse caminho também. Mas elas não o cruzaram em um dia. Todos pareciam insignificantes naquele tempo.

Uma jornada de milhares de quilômetros começa com um único passo. Nada mudou.

Não se preocupe por não conseguir prever o futuro. Ninguém consegue.

Se você não começar, como pode pensar em terminar?

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado.
www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: