» » Ler para seus filhos é mais importante do que você imagina

Ler para seus filhos é mais importante do que você imagina

postado em: Artigos | 0

10 razões pelas quais você deve ler para seus filhos

Qual é a característica mais importante que você gostaria de desenvolver em seu filho? Se você é como a maioria dos pais, a inteligência provavelmente está no topo da lista. Todo mundo quer filhos brilhantes e inteligentes, e é por isso que passam tanto tempo escolhendo as escolas certas e se certificando de que os professores superem as expectativas. Mas lembre-se: como pais, vocês têm o poder de aumentar o potencial de aprendizagem de seus filhos simplesmente tornando os livros uma parte integrante de suas vidas.

Leia também: Dicas de livros inspiradores

Sabemos que ler para crianças é uma boa coisa, mas você está familiarizado com as vantagens específicas que a criança em idade pré-escolar tem ao ser exposta à leitura? Abaixo estão 10 benefícios que destacam a importância de ler para o seu filho entre as idades de dois e cinco anos.

1 – Um relacionamento mais forte entre pais e filhos

Conforme seu filho cresce, ele vai se movimentar mais – brincar, correr e explorar novos ambientes. Sentar com ele para ler calmamente um livro traz de volta aqueles momentos doces de ternura de quando ele era um bebê. E em vez de ser encarado como uma obrigação diária, a leitura se transformará em uma atividade de carinho que aproximará vocês dois.

2 – Excelência acadêmica

Um dos benefícios principais da leitura para crianças em idade pré-escolar é a alta aptidão de aprendizado em geral. Diversos estudos mostram que alunos expostos à leitura antes de entrarem na escola são mais propensos a se saírem melhor na educação formal.

3 – Habilidades básicas de fala

Ao longo da primeira infância, a criança está aprendendo habilidades críticas de linguagem e enunciação. Ao ouvir você lendo um livro infantil para ele, seu filho irá memorizar os sons básicos que formam a linguagem. Na idade pré-escolar, a criança começará a pronunciar as palavras por si própria.

4 – Noções básicas de como ler um livro

As crianças não nascem sabendo que um texto é lido da esquerda para a direita, ou que as palavras em uma página são separadas da imagem. Habilidades essenciais de pré-leitura como essas estão entre os benefícios da leitora precoce.

5 – Melhor habilidade de comunicação

Quando você gasta um tempo lendo para suas crianças, elas se tornam mais capazes de se expressarem sozinhas e se relacionarem com outras pessoas de uma forma saudável. Ao presenciar a interação entre os personagens do livro que você está lendo, bem como o contato com você durante o tempo de leitura, seu filho aprenderá valiosas habilidades de comunicação.

6 – Domínio do idioma

Ler para crianças pequenas ajuda a desenvolver nelas uma melhor conexão com os fundamentos do idioma antes mesmo de entrarem na escola.

7 – Desenvolvimento do raciocínio lógico

Outro item importante da leitura para crianças é a habilidade de entender conceitos abstratos, aplicar a lógica em vários cenários, reconhecer a causa e efeito e utilizar um bom julgamento. Ao relacionar os cenários dos livros com os acontecimentos do mundo real, a criança se torna mais interessada pelas histórias que você lê para ela.

8 – Aceitação de novas experiências

Conforme a criança se aproxima de um marco importante em sua vida ou de uma experiência potencialmente estressante, ler para ela uma história relevante é uma ótima maneira de ajudar a facilitar a transição. Por exemplo, se seu filho está nervoso com a chegada do primeiro dia de aula, ler uma história sobre como lidar com este tema mostra a ele que sua ansiedade é normal.

9 – Melhor concentração e disciplina

As crianças podem inicialmente se distraírem durante a leitura de uma história, mas com o tempo elas aprenderão a prestar atenção no livro. Junto com a compreensão vem uma forte autodisciplina, maior poder de atenção e melhor retenção de memória, o que só fará bem ao seu filho quando ele entrar na escola.

10 – A compreensão de que ler é divertido

Ler desde cedo para crianças ajuda a enxergar os livros como algo divertido, não uma obrigação. As crianças que são apresentadas à leitura desde cedo tornam-se mais propensas a preferir livros do que videogames, televisão e outras formas de entretenimento à medida em que crescem.

Os livros têm o poder de beneficiar as crianças de diversas maneiras. Como pais, ler para seus filhos é uma das coisas mais importantes que vocês podem fazer para prepará-los com uma base para a excelência acadêmica.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado.
www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: