» » 10 hábitos errados no seu dia que você insiste em manter

10 hábitos errados no seu dia que você insiste em manter

postado em: Artigos | 0

10 hábitos errados no seu dia que você insiste em manter

Você acha que para ser produtivo é só cair de cabeça nas tarefas e trabalhar duro? Em alguns momentos isso até pode ser verdade, mas existem maus hábitos no dia-a-dia que acabam com a produtividade.

E o pior: Muitas pessoas não se importam em mudar esses hábitos ruins. Para te ajudar a ser mais produtivo, veja a seguir 10 hábitos errados que você precisa melhorar urgente:

1 – Chegar atrasado em reuniões

A maioria de nós se atrasa para reuniões. O que não percebemos é que isso destrói a produtividade de todos – inclusive a sua. Se você atrasa 10 minutos para uma reunião, isso significa que todos ficam olhando para o teto esperando você chegar, mostra sua falta de organização, atrapalha o raciocínio e causa stress desnecessário.

2 – Deixar longas mensagens de voz

Você ficaria surpreso ao saber quanta gente faz isso. Uma mensagem longa de voz é ruim para quem manda (demora muito para falar) e ruim para quem ouve (demora muito para ouvir). Vá direto ao ponto e não se prolongue contando histórias. Se precisar, ligue para a pessoa mais tarde.

3 – E-mails pingue-pongue

Existe um tempo entre enviar um e-mail, esperar pela resposta e então escrever sua réplica. Se você tem pressa, chame a pessoa no Skype ou ligue para ela. Você resolve o assunto rápido e evita dezenas de e-mails desnecessários.

4 – Escrever demais

Complementando o item acima: A maioria das pessoas escreve como se estivesse tomando energético com café. Pode parecer que enviar mensagens curtas uma atrás da outra é eficiente. Mas não é! Cada mensagem curta distrai o destinatário toda vez que ele a recebe. É melhor compor um único e-mail com o texto completo, dividido em tópicos para deixar a visualização mais fácil.

5 – Exigir reuniões presenciais

Houve uma época em que fazia sentido analisar a linguagem corporal de uma pessoa ao encontrá-la pessoalmente. Entretanto, o tempo para encontrar um lugar, preparar a reunião e remarcar por causa de conflito nas agendas pode ser poupado com uma simples videoconferência. É realmente necessária uma reunião presencial hoje em dia?

6 – Deixar as tarefas mais difíceis para depois

Essa não é uma boa forma de ser produtivo porque você nunca sabe quanto tempo essa tarefa vai levar para ser finalizada. Isso acaba causando stress, além de seu ritmo estar mais devagar à tarde. Pare de fugir e encare as tarefas complicadas logo pela manhã.

7 – Fazer tudo sozinho

Pensar de uma forma individual pode acabar com sua produtividade. Às vezes achamos que só precisamos ficar quietos num canto e trabalhar duro para concluir o trabalho. Errado. Algumas tarefas exigem a ajuda de outras pessoas. E não há nada errado em admitir que você não pode fazer tudo sozinho.

8 – Navegar na internet

Esse é um hábito terrível. Você senta na frente do computador e clica em um site atrás do outro. E quando vai ver, o dia já foi. Como evitar isso? O primeiro passo é entender de verdade como isso destrói seus resultados. Em vez de fuçar na internet, faça uma pausa rápida ou uma caminhada.

9 – Levantar várias vezes para tomar café

Esse é um hábito muito comum: Trabalhamos um pouco, levantamos e vamos pegar um copo de café. E fazemos isso mais quatro vezes (só pela manhã). Em vez disso, levante, vá tomar seu café, converse um pouco, pegue outro café e leve-o de volta para sua mesa. Menos viagens, menos interrupções.

10 – Gostar do stress

Este é o pior hábito em um ambiente de trabalho. É fácil achar que ‘estar estressado’ é ‘estar trabalhando duro’. Isso não é verdade. O stress reduz sua produtividade porque você não pensa claramente. Para resolver isso, comece o dia com uma rotina. Administre o stress que surgir remanejando sua rotina. Assim você não se estressa e, mais importante, não estressa os outros.

Veja mais dicas bacanas aqui:

Comente pelo Facebook

comentários

Seguir Emílio Calil:

Editor, Consultor e Palestrante

Jornalista, designer e consultor com mais de 15 anos de experiência em diversos ambientes de trabalho – de agências de propaganda a multinacionais como a Microsoft. Acredita que as pessoas devem fazer o que amam para serem felizes e produtivas, e para isso oferece métodos e projetos que ajudam tanto empresas quanto pessoas. Apaixonado por tecnologia, games e pela cidade de Gramado. www.emiliocalil.com | emilio@lifebreak.com.br

Participe deste assunto! Deixe seu comentário abaixo: